Portal Melhores Amigos | Obstrução urinária: o que fazer?
2302
single,single-post,postid-2302,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Obstrução urinária: o que fazer?

cachorro

22 nov Obstrução urinária: o que fazer?

Você nota que seu peludo fica bem incomodado toda hora que vai fazer xixi? Ou que ele não consegue urinar, ou saem gotas de urina ou jatos intermitentes? Ele pode estar com obstrução urinária e se sentindo bastante desconfortável. Em geral, o abdômen fica duro e, em pouco tempo, o estado do bichinho se deteriora e ele é considerado uma urgência médica.

“A causa mais comum de obstrução urinária em cães é a presença prévia de cálculos urinários na bexiga. Nos machos, devido à sua anatomia, com uretra mais longa, fina e presença do osso peniano, essa obstrução é muito mais comum do que nas fêmeas, que têm a uretra mais curta e larga. Esses cálculos ou microcálculos (cristais) podem, ao ser expelidos junto ao jato de urina, parar na uretra obstruindo o fluxo urinário”, explica o médico veterinário Marcelo Quinzani, da Pet Care, destacando que o osso peniano dos machos é o local mais provável para a obstrução acontecer.

Como tratar?

Segundo o médico veterinário, o tratamento normalmente é cirúrgico, com a retirada dos cálculos da uretra e da bexiga. Em um primeiro atendimento, pode-se tentar passar uma sonda uretral para empurrar os cálculos de volta à bexiga, mas isto seria transitório até conseguir esvaziar a bexiga e preparar o animal para a cirurgia.

Quinzani explica ainda que há raças predispostas, mas alguns animais podem produzir cristais e cálculos provenientes da dieta e características individuais. A baixa ingestão de água ou urinar poucas vezes pode ajudar na formação de cristais e, consequentemente, em cálculos maiores. “Deixar bastante água disponível e estimular o animal a urinar várias vezes ao dia pode ajudar neste controle”, sugere o médico veterinário.

Cuide bem do seu peludo!

 

Por Ana Carolina Barbosa
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.