Portal Melhores Amigos | O que é um veterinário nutricionista?
3570
single,single-post,postid-3570,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O que é um veterinário nutricionista?

dog-91765_1920

07 mai O que é um veterinário nutricionista?

Muitas vezes, quando estamos com algum tipo de problema de saúde, recorremos a um médico clínico geral para encontrar tratamento. Para compreender certas condições, porém, é normal que muitas pessoas procurem doutores especialistas – como nutricionistas. O mesmo acontece com nossos bichinhos – e é por conta disso que uma especialização dentro do universo da saúde dos pets tem se destacado nos últimos tempos: a de veterinário nutricionista. Mas o que faz, afinal de contas, este profissional?

Segundo Carla Maion, médica veterinária nutróloga de cães e gatos, o profissional desta área é aquele que tem um enfoque maior na avaliação e tomada de decisões de aspecto nutricional, ou seja, procura auxiliar, tratar ou mesmo proporcionar mais saúde através da alimentação de seu paciente. “O campo abrange atuação ampla no mercado pet (indústrias de rações, alimentos caseiros, petiscos e atendimento clínico nutricional). O conhecimento especializado proporciona um direcionamento mais criterioso e mais específico de cada tipo de alimento encontrado no mercado e qual é o melhor a ser oferecido para aquele paciente, naquele momento e de que forma”, explica.

O veterinário nutricionista, então, lida com situações específicas como obesidade, ganho de peso, doenças crônicas (diabetes renal, cardíaca, tumoral, articular e dermatológica), desde o crescimento do pet até a fase senil – já que, em cada idade ou situação de saúde há uma abordagem nutricional específica para melhorar ou manter em níveis ótimos a saúde do seu melhor amigo.

Para Carla, a área está ganhando mais destaque no país – especialmente considerando que a alimentação é um assunto cada vez mais em voga. “Estamos mais voltados à equilíbrio, alimentos livres de agrotóxicos, corantes, mais balanceados e com características benéficas à saúde. É natural que busquemos oferecer a mesma qualidade de alimentos e suportes especializados para nossos pets”, completa. A especialista da área aponta que donos de pet devem buscar serviços do tipo quando já existe uma queixa (perda de apetite, alteração de fezes importante, ganha ou perda de peso progressivos, doenças crônicas e mudanças para alimentos caseiros), mas salienta que o suporte oferece benefícios para todas as fases de vida dos pets. “A medicina preventiva é um dos braços de atuação da nutrição, oferecendo melhorias, conforto e saúde para os nossos melhores amigos. Procurar este tipo de profissional é como cuidar melhor da saúde ao longo da vida”, finaliza.

Quem busca se especializar nessa área – e cuidar da saúde do seu pet com toda a atenção do mundo – alcança este status ao cursar uma pós-graduação na área, e já existem disciplinas do tipo em universidades, além de estágios e cursos de atualização.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.