Portal Melhores Amigos | O gigante gato das neves: tudo sobre o Siberiano
1021
single,single-post,postid-1021,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O gigante gato das neves: tudo sobre o Siberiano

gato_siberiano

09 nov O gigante gato das neves: tudo sobre o Siberiano

Imagine um Czar poderoso, com uma vestimenta exuberante criada em seda bordada com fios de ouro e um olhar pra lá de expressivo e doce. Agora, transforme essa imagem para uma versão felina. Pronto, você já tem ideia de como é o gato Siberiano e agora está preparado para se render aos seus encantos.

Como o próprio nome já indica, o Siberiano vem lá das terras gélidas da Rússia, por isso possui um casaco de pelos longos e grossos, que o mantém quentinho no clima subártico das florestas da Sibéria. Além da pelagem reforçada, a raça possui uma verdadeira juba em volta do pescoço – praticamente, um cachecol natural. São animais grandinhos, que pesam entre 4 kg e 8 kg – de massa corporal e pelos – e podem viver até os quinze anos de idade.

Eles se apresentam das formas mais variadas possíveis, existindo animais tricolores, bicolores, malhados ou que apresentem pontos de cor – como o fofinho Ragdoll. Seu olhar é meigo e a coloração de sua íris pode ser dourada, verde ou de qualquer outra tonalidade que existir entre estas duas cores. Em menor número, são encontrados Siberianos com olhos azuis e, algumas vezes, com olhos de cores diferentes – tipo um David Bowie felino.

Os Siberianos são a doçura em forma de bola de pelo: costumam se dar muito bem com crianças e outros animais, são apegados aos tutores e não são miadores compulsivos. Também adoram uma brincadeira e se dedicam na hora de perseguir os objetos, dão cambalhotas, pulam de um lugar para o outro e fazem tudo o que um gato acrobata de circo faria. Ah! E ronronam bastante para qualquer ser humano explodir de ternura.

Os principais cuidados relacionados à raça são com seu casaco de pelos, que exige escovação diária ou deve ser escovado, pelo menos, três vezes por semana. Desencane de banhos em pet shop, pois, além de ser um fator estressante para os bichanos, a pelagem do Siberiano é tão espessa que é à prova d’água, acreditam? Vai ver que é justamente por isto que esses sapequinhas gostam de brincar de “se molhar”.

Uma curiosidade sobre a raça: apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns criadores de gatos Siberianos afirmam que eles são hipoalergênicos, isto é, causam menos alergia nos humanos por possuírem menos “Fel d 1”, uma das proteínas felinas relacionadas às reações alérgicas nas pessoas.

Precisa dizer mais ou você já está querendo abraçar um Siberiano ao modo “Felícia”? Olha como os filhotes são lindos!

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.