Portal Melhores Amigos | Meu gato ronca. Isso é normal?
3397
single,single-post,postid-3397,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Meu gato ronca. Isso é normal?

cat-ronco

12 jan Meu gato ronca. Isso é normal?

Não existem muitos gatos que roncam, mas em alguns casos isso é comum. O som produzido quando os animais chegam no sono profundo ocorre a partir da vibração que envolve os órgãos desde o nariz até a garganta. “É um ato normal. Assim como cachorros e humanos, os gatos também roncam”, reforça a veterinária Carolina de Campos Scomparin. O ronco não é um problema, principalmente, quando ocorre desde que o gato é filhote. Há ainda raças, como a persa e a himalaia, que possuem nariz achatado e cabeça um pouco menor do que de outras raças, que podem ter essa característica também.

A veterinária lembra que o ronco é diferente do ronronar, mais comum e que é uma forma dos bichanos se expressarem e demonstrarem carinho. “O ronco ocorre quando o gato está dormindo, já o ronronar é uma forma de interação”, reforça.

Há casos em que o ronco não é tão normal e pode significar problemas. Gatos com excesso de peso podem ter dificuldade nas vias respiratórias. Outras doenças que podem acarretar em ronco são asma, bronquite, pneumonia, tosse e alergia. Caso seu gato não seja persa, nem himalaia e nem ronque desde filhote é preciso ficar atento e levar a um veterinário para verificar se ele não tem algum desses problemas. Prevenir é sempre melhor que remediar.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.