Portal Melhores Amigos | Meningite em cães: sintomas e tratamento
3606
single,single-post,postid-3606,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Meningite em cães: sintomas e tratamento

dog-3071334_1920

30 mai Meningite em cães: sintomas e tratamento

A doença é séria, mas um diagnóstico precoce ajuda muito!  

Da redação

Há diversas doenças que afetam tanto humanos como cachorros. A meningite é uma delas, e, por ser daquelas bem complicadas de se tratar, é importante identificá-la o quanto antes.

“A meningite que acomete os cães é muito parecida com a que acontece nos humanos, mas ela não é uma zoonose e, portanto, não é uma doença contagiosa”, explica a médica veterinária Mayara Ramos da Silva.

A meningite consiste de uma inflamação das meninges. As meninges, por sua vez, são as três membranas que cobrem e protegem o cérebro e a medula espinhal — só com essas informações, já dá para perceber que é coisa séria.

Embora raças como pug, beagle, maltês e boiadeiro bernês sejam mais suscetíveis à meningite, todos os cães podem contraí-la por um vírus ou bactéria. “Por possuir uma alta letalidade, seu diagnóstico precoce é muito importante”, alerta Mayara.

Por isso, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Agitação e confusão
  • Espasmos
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Perda de coordenação e mobilidade reduzida
  • Rigidez nos músculos do pescoço
  • Sensibilidade extrema ao tato

Agora, como funciona o tratamento à doença? Em geral, medicamentos são receitados para suprimir a atividade inflamatória, evitando assim um dano neurológico irreversível. O bichano ainda deverá ser acompanhando de perto pelo veterinário para avaliar a resposta aos remédios e julgar se eles precisarão ser mantidos para impedir novos episódios.

Dependendo da gravidade, poderá ser necessária a internação hospitalar para prevenir qualquer complicação e manter os níveis de hidratação do cãozinho adequados.

Lembre-se: a meningite é uma doença grave. Por isso, se você suspeitar que algo está errado, consulte um veterinário imediatamente!

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.