Korat, o gato da “boa sorte” tailandês

Raça antiga de felinos, há quem diga que o korat possui uma das pelagens mais bonitas de todo o mundo.

Trata-se de um animal fascinante e carinhoso, e que forma fortes laços com sua família. Embora ainda seja raro fora de seu país natal, a Tailândia, temos muito a aprender sobre o companheirismo e o amor desses gatos!

Também conhecido como si-sawat, acredita-se que o korat já era criado na Tailândia há 900 anos. Sua pelagem azul-prateada, e rosto e focinho em forma de coração, são características físicas que chamam a atenção para esta raça. Em seu país de origem, é considerado um símbolo de boa sorte e prosperidade.

Gatinho de pelo curto, de pequeno a médio porte, pode pesar cerca de 5 kg na idade adulta e medir cerca de 45 cm. O korat é um gato forte, ágil e alerta, inteligente, fiel e social, e que exige muita atenção do proprietário.

Ele também não tende a perder muito pelo, tornando-a uma escolha “aceitável” para pessoas com alergias capilares, mas precisamos frisar que nenhum gato é completamente hipoalergênico e as alergias ainda podem persistir, até porque os alergênicos estão na saliva do animal, e não no pelo em si.

Cuidados e personalidade

Mesmo sendo um gato de pelo curto, a escovação, tanto dos pelos quanto dos dentes, é essencial, assim como o cuidado com os ouvidos e com a alimentação.

Mais relaxados do que a maioria dos gatos, esses bichanos gostam de jogos que desafiam sua inteligência, como quebra-cabeças. Graças à sua natureza social e desinibida, eles se dão bem com outros animais de estimação e crianças, mas cuidado, quando deixado sozinho, o korat pode desenvolver ansiedade de separação e comportamentos indesejados. Por isso, precisa de companhia, de preferência da mesma raça.

Assim como é com outros gatos, é necessário definir o local onde ele come, preferencialmente longe do pote de água, e do local da caixa higiênica.

Outro ponto importante, que sempre vale a pena reforçar: mantenha a carteira de vacinação e as consultas médicas em dia. Para qualquer dúvida, o médico-veterinário é o mais qualificado para te ajudar a manter a saúde do seu gatinho em dia.

Veja Também