Jabuti: um amigo pra vida toda

Pacatos e dóceis, os jabutis são a versão terrestre da tartaruga. No Brasil, existem duas espécies, o jabuti-tinga, de porte maior e mais claro, e o jabuti-piranga, menor e com escamas avermelhadas. O jabuti-piranga chega a 51 centímetros de comprimento, já o jabuti-tinga pode alcançar os 70. Ambos têm expectativa de vida em torno de 50 anos, atravessando gerações.

Jabutis são fáceis de criar, basta separar um espaço exclusivo para o pet, como um terrário ou o quintal de casa, de preferência uma área com terra e grama, pois pisos lisos podem causar problemas nas patas e ossos. Deixe sempre comida e água fresca com fácil acesso para o bichinho e não se esqueça de um cantinho para ele dormir e se proteger da chuva e do frio.

Existem rações específicas para jabutis em lojas de animais, mas eles adoram uma dieta variada com frutas, legumes e folhas, de preferência as escuras, como rúcula, couve e folha de mostarda. Um pedacinho de queijo branco, ovo cozido com casca e carne moída crua, desde que indicados pelo veterinário, também podem fazer parte do cardápio.

Ao contrário de suas parentes tartarugas, o jabuti não é fã de água e não sabe nadar, portanto, tenha certeza de mantê-lo afastado de piscinas, lagos e outras fontes hídricas. No entanto, em dias quentes, um bom banho é recomendado: basta passar um pano úmido em água morna e pronto!

Apesar do jabuti se dar bem com outros animais, fique atento com cachorros, que podem morder o pet e causar fraturas no casco.

Por serem répteis, jabutis precisam da luz solar para manter a temperatura corporal. Por isso, é imprescindível que eles sejam expostos por cerca de 10 horas ao sol todos os dias. Além disso, os raios ultravioletas ajudam a ativar a vitamina D, ligada à fixação do cálcio nos ossos e no casco, o que é fundamental para a saúde deles. Os jabutis gostam de temperaturas entre 25 e 28 graus Celsius.

Se você decidir ter um jabuti como seu amigo, lembre-se de que o bichinho é protegido pelo IBAMA. Por isso, exija nota fiscal emitida pelo órgão e certifique-se de que o pet esteja com a saúde em dia, com casco firme, olhos bem abertos, sem secreções e se locomovendo com facilidade.

 

 

 

Por: Paula Saldanha

 

Veja Também