cachorro banho feliz

Guia para um banho sem estresse no seu cachorro

Seu cãozinho reage mal quando vê água? Ele treme, tenta se esconder, fugir ou fica arisco? Fique atento: o peludo pode ter passado por alguma situação traumática no banho que não foi identificada. Aí, toda vez que está diante de uma ducha, tem reações resultantes desse estresse.

A esteticista animal, Thaís Brito, trabalhou em vários pet shops e hoje atende na residência dos clientes. O serviço, conta ela, é requisitado não só pela questão da praticidade, mas também pela redução do estresse. “No pet shop, o cachorro geralmente aguarda a hora do banho em gaiolas e na ausência do tutor. Além disto, há uma mistura de cheiros. Estes já são motivos de estresse”, explica a esteticista. Aqui, ela dá cinco dicas preciosas para que seu bichinho perca os medos e associe a hora da higienização a um momento prazeroso.

1) Molhe aos poucos

A pressão da ducha pode assustar os cãezinhos. Colocá-lo bruscamente debaixo do jato d’água pode causar estranhamento. Thaís aconselha o dono a molhar primeiro as patinhas para o cachorro se acostumar e, aos poucos, subir para o resto do corpo.

2) Temperatura agradável

Outro ponto importante na hora do banho é a temperatura da água. Precisa estar morna e agradável. “Às vezes, o primeiro jato da ducha sai muito frio. Isto pode traumatizar o cachorro”, explica Thaís. O ideal, ela destaca, é colocar o cão em contato com a água somente quando ela já estiver morna. A água fria não deve ser utilizada – não só pela questão de desconforto, mas também pela saúde do pet. Algumas doenças podem ser desenvolvidas em decorrência dos banhos frios. Thaís recomenda que os donos certifiquem-se de que os pet shops onde levam os peludos estão usando água morna.

3) Cuidado com o sabão

Cuidado para não cair sabão nos olhos, orelhas e focinhos do cão. Isto pode causar muito desconforto.

4) Petisco

É interessante oferecer um petisco por bom comportamento no banho. “É um trabalho psicológico também. É preciso desenvolver uma relação de carinho com o cão”, observa Thaís.

5) Respeite os limites

Por fim, uma dica importante é não forçar a barra na hora do banho e respeitar os limites do cãozinho.

Gostou? Então confira aqui outras dicas de como cuidar ainda melhor do seu amicão! 😉

 

Ana Carolina Barbosa
Veja Também