Gatos persas são lindos, mas precisam de muitos cuidados especiais

Os gatos persas são lindos, mas quem quiser a companhia deles deve ser um tutor dedicado, pois a raça tem a necessidade de muitos cuidados especiais.

Primeiro é com a alimentação. A médica veterinária e proprietária da clínica Gato É Gente Boa, Vanessa Zimbres, explica que a ração mais recomendada é a super premium.

“Esse alimento é rico nos óleos ômega 3 e ômega 6, que aumentam a beleza da pele e diminuem a queda de pelos”, afirma.

A ração super premium também é mais rica em fibras, o que é importante para o gato persa não acumular bolas de pelo no estômago.

Ainda no quesito alimentação, é bom lembrar que esses gatos são braquicéfalos (possuem a face mais plana), o que pode dificultar na hora de alcançar a ração, exigindo assim, um olhar atento do tutor.

Cuidado com os pelos

Os longos pelos dos gatos persas exigem muito cuidado, por isso, conforme afirma Vanessa, é necessário escová-los de duas a três vezes por semana, no mínimo.

A médica veterinária também ressalta que banho não é necessário, mas se o tutor fizer questão, ele deve ocorrer no máximo uma vez ao mês. Além disso, uma tosa higiênica também é recomendável.

Doenças comuns

Por serem gatos mais robustos, terem pernas menores e dormirem muito mais que os gatos mais esguios, os persas acabam tendo propensão maior a ter cálculos renais e na bexiga.

Caso o gato seja adotado, é fundamental fazer um ultrassom para identificar se o animal possui a doença.

Por isso, Vanessa afirma que deve se exigir do gatil um teste de rim policístico. “É uma doença dominante nesses gatos e passa para os filhotes. Gera uma doença renal crônica”, explica.

Além disso, cardiomiopatia hipertrófica também é comumente encontrada nos gatos persas.

Atenção com os olhos

Vanessa alerta que, por terem a face plana, os olhos desses gatos ficam mais expostos e precisam de cuidados especiais.

“Se o gato persa machucar o olho, não passe nada! Procure um médico veterinário, mesmo que seja uma batida no pote de ração ou olhos ressecados. Por conta da estrutura da face deles, tudo na região dos olhos é muito sensível”, afirma.

Mandíbula com encaixe difícil

A médica veterinária ressalta, por fim, que a mandíbula dos gatos persas não tem um bom encaixe, o que pode gerar muitos problemas bucais, como gengivite.

“Se o tutor consegue escovar os dentes do animal, ótimo. Senão, tem que levar para fazer a limpeza bucal com frequência”, afirma.

 

Veja Também