Portal Melhores Amigos | Atitude felina: brincadeira ou agressividade?
1183
single,single-post,postid-1183,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Atitude felina: brincadeira ou agressividade?

gato_agressividade

12 jan Atitude felina: brincadeira ou agressividade?

Quantos humanos já não relataram que estavam brincando com seus bichanos e, de repente, foram atacados por um furacão de unhas e dentes? É comum que os gatinhos se excedam nas brincadeiras e acabem dando umas unhadas e mordidas mais “intensas” do que de costume.

Mas, como saber se o gato ainda está brincando ou já partiu para o comportamento agressivo?

“É por meio das unhas que podemos identificar se o gato está ‘abusando’ durante o brincar. Geralmente, quando os felinos colocam as garras para fora, significa que eles estão se sentindo acuados ou que não estão gostando mais da brincadeira”, revela Arthur Reis, adestrador e palestrante da equipe Cão Cidadão que atua na cidade de São José do Rio Preto (SP).

No entanto, é importante estar ciente de que existem várias brincadeiras felinas em que eles costumam dar uma unhada de leve e umas mordiscadas. “Por isso, é preciso ter tato para diferenciar quando o gato está brincando ou quando ele está tenso com a situação”, aponta o adestrador.

Arthur explica também que é muito comum que a gente tente coçar a barriga do gato e, nessa hora, sermos agarrados e unhados. “Por incrível que pareça, este é um sinal de que eles estão gostando muito da situação e esse arranhado e cavada que eles dão em nosso braço é como se fosse uma retribuição ao carinho que estamos fazendo nele”, compara.

Mesmo nas brincadeiras entre felinos, as unhas para fora usadas de maneira abusiva são um indicativo de que seus gatinhos já passaram do amor para a guerra. E caso você perceba que os limites já foram extrapolados, vale intervir na “brincadeira”.

Porém, na hora da intervenção, é importante parar essa brincadeira de uma forma positiva, criando outro tipo de entretenimento, oferecendo um petisco ou convidando os felinos para treinar um comando.

“Quando estão brincando, os gatos ficam muito excitados. Então, só de conseguir interromper isso de maneira positiva e trazer a atenção para nós já é um treino para conquistar o foco destes animais em um momento que está muito legal para eles. Ou seja, se nessa hora a gente faz com que eles nos obedeçam, no resto do dia será muito mais tranquilo adquirirmos a atenção destes felinos”, esclarece Arthur.

Portanto, fique de olho nas garrinhas do seu bichano e, em caso de um UFC de unhas, não hesite em consultar um profissional especializado em comportamento felino.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.