Portal Melhores Amigos | Fungos nos peixes: evitando e tratando o problema
900
single,single-post,postid-900,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Fungos nos peixes: evitando e tratando o problema

peixe_aquario_fungo

05 out Fungos nos peixes: evitando e tratando o problema

Você está contemplando seu aquário na maior calmaria, observando o movimento das águas e plantinhas, acompanhando o vai-e-vem dos peixes quando, de repente, nota que alguns dos seus nadadores estão infestados de fungos. E agora, o que fazer?

Muita calma nesta hora, pois você não é o único a passar por este problema. “Existem diversas doenças que atingem os peixes ornamentais, algumas delas são as causadas pelos fungos, que são muito mais normais do que imaginamos”, esclarece Renato Leite Leonardo, médico veterinário especializado em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos, responsável pela empresa Doctorfish, em São Paulo.

De acordo com o especialista, “os fungos, muitas vezes, podem ser combatidos somente com o controle dos parâmetros da água, como a temperatura, sem a necessidade de utilizar medicamentos. Porém, nem todos os casos são tão simples e, às vezes, somos obrigados a utilizar antifúngicos”, explica.

Se você tentar resolver o problema por conta própria, vai correr o sério risco de prejudicar o bem-estar de todo o seu aquário. “É importante procurar um veterinário capacitado para que ele oriente de forma correta como fazer um aquário hospital para realização do tratamento do peixe isoladamente do display principal, sem que prejudiquemos a biologia já existente no mesmo”, orienta Dr. Renato.

O médico veterinário explica que “a grande maioria das doenças se manifestam quando as condições da água se encontram precárias para os peixes, tornando o ambiente propício para o aparecimento das enfermidades. Por isso, mantenha as manutenções periódicas em dia, já que está é a única forma de evitar o aparecimento indesejável destes fungos”, orienta.

“Se tiver dificuldades na manutenção e nos testes de parâmetros de água do seu aquário, procure sempre uma loja especializada, que realize este serviço em domicílio”, recomenda o especialista.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.