Portal Melhores Amigos | Esperto e carinhoso: tudo sobre o Poodle
1044
single,single-post,postid-1044,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Esperto e carinhoso: tudo sobre o Poodle

poodle_cachorro

16 nov Esperto e carinhoso: tudo sobre o Poodle

Ao longo dos anos, muitas variedades caninas já subiram ao topo do pódio em termos de “cão favorito do momento”. Pastor Alemão, Rottweiler, Daschund, Golden Retriever, Pug e Shih tzu são algumas raças que já conquistaram seu lugar ao sol nos lares brasileiros.

No entanto, em se tratando do cão mais conhecido entre os conhecidos, o verdadeiro “top of the pops” canino, não tem pra ninguém: o Poodle continua reinando com a sua popularidade em alta há décadas.

Números

A raça foi oficializada em 1887 pelo American Kennel Club (AKC) e, além de ter se tornado, praticamente, um arquétipo canino, o Poodle é um dos cães mais inteligentes deste planeta e está em segundo lugar no ranking de inteligência canina, desenvolvido pelo neuropsicólogo Stanley Coren – ficando atrás apenas do sagaz Border Collie.

Características físicas

Os termos “toy”, “miniatura” e “médio” servem para classificar o tamanho de um Poodle, porém, todos são da mesma raça e possuem características semelhantes. O Poodle toy pesa entre 2,5 a 4 kg; o miniatura vai de 6,5 a 7,5 kg; e o médio pode chegar a pesar até 31 kg.

Por baixo de seus pelinhos encaracolados, possui um porte elegante e seu físico tem um formato quadrado, com proporções bem simétricas. Sua cor pode variar em cerca de dez tons, entre elas cinza, marrom, creme, prata e o popularíssimo branco, sendo que é uma raça unicolor, sem manchinhas espalhadas pelo corpo.

Personalidade

É um cãozinho esperto, seguro de si e cheio de energia para gastar – por isto nunca deixe de prover atividade pro seu Poodle, seja uma caminhada, corrida ou até uma sessão de natação. Apesar do estereótipo de “cachorro de madame”, o Poodle é muito brincalhão e gosta de uma farra com seres humanos.

É extremamente inteligente e obediente se for treinado e estimulado diariamente. Segundo o ranking do Dr. Coren, os Poodles conseguem aprender um novo comando em menos de cinco repetições – diga-se de passagem, uma performance melhor do que muito ser humano por aí.

Cuidados

Cuidar de um Poodle é muito simples, desde que ele viva dentro de casa, sem livre acesso a “ofurôs de lama” e lixeiras. Sua pelagem crespinha requer escovações diárias e banho e tosa, no mínimo, a cada três semanas. Não apresenta maiores problemas de saúde quando alimentado com uma ração de qualidade e adequada às especificidades da raça.

E claro, dê muito amor, carinho e entretenimento para o seu Poodle, seja ele peludo ou pelado e do tamanho que for, ele te amará de volta sem sombra de dúvida.

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.