Portal Melhores Amigos | Entenda os sinais de que o seu cãozinho está tentando se comunicar
3351
single,single-post,postid-3351,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Entenda os sinais de que o seu cãozinho está tentando se comunicar

dog-2668993_1920

11 dez Entenda os sinais de que o seu cãozinho está tentando se comunicar

Quem convive com cães já sabe que esses animais têm várias maneiras de se comunicar com os tutores. Esses sinais, segundo o médico-veterinário Ricardo Zanini, podem ser reunidos em três tipos (linguagem corporal, expressões faciais e latidos), que podem ser acionados de maneira isolada ou em conjunto, com significados distintos de acordo com o contexto.

Dessas três ferramentas, talvez a linguagem verbal seja a mais utilizada pelos cães para se comunicar. “Eles latem para chamar a atenção, para responder outros cães, por tédio ou para indicar que há algo estranho”, explica o veterinário.

“O latido baixo, por exemplo, pode estar relacionado à agressão. Já os latidos com intervalos longos, agudos ou as pequenas uivadas são muito usados para chamar a sua atenção. Latidos sequenciais com rosnados, dentes à mostra e orelhas para trás significam que o cão está defendendo seu território, seu alimento ou seu dono”, diz Zanini.

Uivar, por sua vez, é uma tentativa do cão de localizar um membro da matilha ou o seu dono. Junto aos latidos, o cão também costuma usar as orelhas para se comunicar. Nesse sentido, observe que quando ele late em intervalos curtos e com as orelhas para trás provavelmente está amedrontado e emite esse sinal para avisar que ouviu um barulho estranho ou sentiu um cheiro de uma pessoa ou animal desconhecido.

“Rosnar nem sempre significa que seu cãozinho está bravo, geralmente significa que ele está alerta. Mas, se ele estiver rosnando, com os dentes aparentes e olhar fixo, provavelmente está pronto para atacar”, explica o veterinário.

As lambidas podem ter vários significados. Lamber as patas em excesso pode ser que ele tenha se machucado ou pode significar  estresse ou ansiedade. Se o seu cão faz poucos exercícios ou passa muito tempo sozinho, ele pode desenvolver alguns comportamentos compulsivos.

Já quando o cão lambe na região da boca do tutor é demonstração de amor ou sinal de submissão. “O cãozinho lamber é o gesto canino comparável ao nosso beijo. Demostra afeto que o cão tem pelo tutor”, diz Zanini.

“Virar de barriga para cima pode ser um ato de submissão, oferecer o ventre é o mesmo que se render. Mas se ele estiver brincando com você e adotar essa posição significa que ele está feliz com sua presença e que tem confiança em você. Então, se você fizer carinho na barriga dele, você está elogiando a sua conduta”, diz Zanini.

Há ainda inúmeras formas de chamar a atenção do tutor: cutucar com o focinho, trazer um brinquedo ou ficar correndo atrás do tutor. “Já morder o calcanhar ou as mãos do tutor podem ser tanto brincadeiras como uma forma de dizer que ele não quer que você vá embora”, afirma o veterinário. Além disso, Zanini explica que se o seu cão faz poucos exercícios ou passa muito tempo sozinho pode desenvolver alguns comportamentos compulsivos.

Como deu para perceber, são diversas as formas que um cão usa para demonstrar carinho, medo ou simplesmente chamar o dono para brincar. E o seu pet, que outras formas ele utiliza para se comunicar com você?

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.