Dicas simples podem evitar insetos na ração do seu pet. Veja o que fazer

Infelizmente não é apenas seu pet que pensa “hora de comer!” quando você abre a embalagem de pet food. A composição do alimento para animais de estimação varia de acordo com tamanho, raça e espécie, mas de forma geral, pet food para cães e gatos é composto por elementos como cereais e farinhas de carne e farinha de osso, tudo isso banquete para diversos tipos de insetos que são comuns na casa de todo mundo. 

E um dos principais problemas é que essas visitas indesejadas são ótimas em entrar nas embalagens e se multiplicar lá dentro. Dessa forma, um dos efeitos negativos de uma embalagem tomada por insetos como o besouro-do-couro, carunchos, baratas e traças (só para citar alguns) é o fato de que larvas e insetos adultos devoram os grãos de ração. Muitas vezes esse efeito é de dentro para fora, e o resultado é que ao se alimentar, o seu pet vai comer uma “casca vazia”, muito prejudicada em seu valor nutricional. 

Além disso, insetos atraem outros animais indesejados, como ratos, que podem causar males mais sérios. 

Todavia, evitar esse tipo de infestação não é difícil se as famílias com animais de estimação se atentarem para: 

-O local de armazenamento 

-Embalagens ou recipientes alternativos de armazenamento 

-Limpeza 

-Manuseio ao servir o pet food 

De acordo com o encarte Melhores Práticas para o Correto Armazenamento de Alimentos Pet, publicado pela Abinpet, uma característica comum a estes insetos é o poder de infestação em condições minimamente favoráveis. O que significa que em condições totalmente favoráveis, a infestação pode acontecer rapidamente, em poucas semanas:

Os insetos precisam de apenas quatro fatores para seu desenvolvimento e proliferação: acesso, abrigo, alimento e água. Uma vez que o produto significa diretamente fonte de alimento e água, os principais pontos trabalhados devem estar relacionados à restrição ao acesso a este produto e, principalmente, à eliminação do abrigo no local de armazenamento.

Por isso, siga essas dicas: 

Antes de chegar em casa, o primeiro passo é verificar se o pacote de ração que você está comprando não possui rasgos ou furos que podem ter permitido a entrada de insetos no produto, por menores que sejam.

Já chegou? O segundo passo é evitar que o alimento fique em contato direto com o chão ou encostado em paredes. Não é bobagem: guardar o produto desse jeito deixa mais difícil que insetos encontrem a embalagem. 

Na hora da refeição do seu pet, preste atenção para que os grãos do alimento não se espalhem pelo chão! 

Após servir seu animal, a embalagem deve voltar a ficar bem fechada! Você pode utilizar uma presilha para sacos. Mas, se você costuma alimentar seu cão com pet food, deve saber que atualmente diversas marcas do mercado oferecem produtos com lacres, o que facilita abrir e fechar a embalagem de forma eficiente. Ou seja, idealmente, evite pegar todo o produto e retirá-lo da embalagem original. Essa movimentação pode favorecer o surgimento de insetos, pois, novamente, podem acontecer espalhamento de resíduos. 

Também leve em consideração: 

  • Umidade ou temperatura muito alta também podem comprometer a integridade do alimento. Por isso, a recomendação de manter sempre em local fresco e seco.
  • Grãos úmidos podem ser local de preferência de fungos ou bactérias, que atacam o trato gastrointestinal. Animais com sistema imunológico mais frágil, como filhotes ou pets mais idosos podem até mesmo ir a óbito.
  • Outro cuidado tem a ver não com a ração dentro do pacote, mas no produto que fica na tigela do seu pet. Ofereça sempre a quantia que seu animal está acostumado a comer, no horário de costume. Assim, a chance de sobrar alimento no pote é menor. Além de poder atrair pragas, a ração que sobra também está sujeita a contato maior com umidade, e traz riscos ao animal e toda a família.
  • Não acumule. Quanto mais tempo um produto ficar “parado” em um armário – por mais que você tome os cuidados necessários – mais provável que pragas o encontrem. 
  • Higienize sua dispensa regularmente. Pequenas frações de pet food, ou de outros alimentos que você possa manusear podem se espalhar na sua casa. E esse é um dos principais chamarizes para visitas indesejadas! 

Por fim, não esqueça de lavar os utensílios do seu pet regularmente!

Quer aprender mais? Leia o material completo sobre como evitar a infestação de insetos, tanto em casa como em pontos de venda! 

Acesse neste link 

Veja Também