Portal Melhores Amigos | Dicas e curiosidades sobre aquaterrário para tartaruga
4690
single,single-post,postid-4690,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dicas e curiosidades sobre aquaterrário para tartaruga

22_Out

30 set Dicas e curiosidades sobre aquaterrário para tartaruga

Para os amantes de animais em casa, as tartarugas são uma boa opção: são dóceis, fáceis de cuidar, a manutenção é simples e, de quebra, os aquaterrários podem ser uma boa decoração. A única espécie de tartaruga com comercialização liberada no Brasil é a Trachemys Dorbigni, também conhecida como tigre d’água brasileiro.

 

Escolher o aquaterrário é imprescindível para a sobrevivência das tartarugas. O Portal Melhores Amigos separou algumas dicas e curiosidades sobre o ambiente que as tartarugas vivem dentro de casa.

 

Antes de tudo

 

Para começar, é importante o tutor saber que, no Brasil, somente a espécie tigre d’água brasileiro pode ser comercializada. Mesmo sendo uma atividade lícita, esse animal só pode ser comercializado com algumas restrições. É obrigatório o estabelecimento entregar a documentação do animal e recolher os dados do novo tutor.

 

Como escolher o aquaterrário

 

No início, enquanto são pequenas, é possível acomodá-las em pequenos aquaterrários, explica o biólogo Tiago Calil, responsável pelo treinamento do setor de aquarismo da Cobasi. No entanto, é preciso observar o crescimento da tartaruga. “Conforme crescem, o espaço precisará aumentar. Um aquaterrário de 300ml, com uma boa filtragem, acomodará um tigre d’água adulto tranquilamente”, explica o biólogo.

 

O custo do aquaterrário varia muito de acordo com o material utilizado, podendo chegar em R$1.500 com a filtragem e iluminação adequada. Apesar de ser um preço um pouco salgado, a manutenção é bem mais barata. O tutor deverá se preocupar apenas com a alimentação e elementos filtrantes. ​

 

Manutenção

 

A frequência de manutenção vai depender da quantidade e tamanho dos animais presentes no aquaterrário. Quando adultos – cerca de 20 a 30cm – tendem a gerar uma quantidade considerável de compostos orgânicos. Por isso, é recomendada uma excelente filtragem para manter a qualidade da água.

 

A limpeza do aquaterrário consiste na troca parcial da água em 80% e manutenção do filtro, e deve ser feita uma vez na semana. Ao retornar a água nova, é importante que seja utilizado um anticloro.

 

O aquaterrário precisa de decoração?

 

A decoração pouco importa para esses animais, explica Calil. “O espaço para natação é muito mais relevante do que objetos para fins decorativos. É interessante colocar troncos ou rochas que auxiliem o acesso da tartaruga à área seca do terrário”.

 

A importância do aquaterrário adequado para a qualidade de vida da tartaruga

 

Apesar de serem animais muito rústicos, para mantê-las com qualidade de vida é importante um espaço considerável. Grandes aquaterrários são importantes, porém, o mais recomendado são os lagos.

 

“Outro ponto importante é a disponibilidade de banhos de sol. Caso não seja possível, é recomendável o uso de lâmpadas especiais para répteis com emissão de raios UVS e UVB”, acrescenta o biólogo.

 

Existe outro elemento importantíssimo que deve ser acrescido no aquaterrário. É preciso colocar periodicamente pedras de cálcio para répteis na água. Répteis necessitam de suplementação de cálcio em sua dieta.

 

Como alimentar a tartaruga?

 

Com todas as informações necessárias sobre o habitat da tartaruga, é preciso cuidado com a rotina alimentar. Esses animais possuem tendência ao carnivorismo, ou seja, apesar de comerem alimentos de origem vegetal, a base da sua alimentação consiste em nutrientes de origem animal.

 

“Em ambiente natural, tartarugas são predadoras de peixes, crustáceos e insetos. Em casa, existem rações específicas para a espécie e, esses alimentos suprem 100% da nutrição do animal”, conclui.

 

A boa notícia é que a alimentação adequada é bem simples. Rações balanceadas para as tartarugas podem ser encontradas em qualquer mercado pet.

 

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.