Portal Melhores Amigos | Depenada: minha ave arranca as próprias penas
836
single,single-post,postid-836,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Depenada: minha ave arranca as próprias penas

aves_pescoco_depenado

15 set Depenada: minha ave arranca as próprias penas

A pena das aves, talvez, seja a característica física mais impressionante desta classe de animais. Sua estrutura é, ao mesmo tempo, resistente e flexível e tão perfeitamente projetada que possibilita a arte de voar. Ou seja, quando a ave arranca as próprias penas é sinal de que tem algo errado.

“A auto-depenação, ou arrancamento de penas, também conhecido como automutilação, é um problema comum em psitacídeos como Papagaios e Calopsitas”, aponta Marta Brito Guimarães, médica veterinária especialista em animais silvestres da empresa de consultoria VetWings, de São Paulo.

A automutilação em si é um sintoma, como um alarme que soa para alertar sobre alguma condição disfuncional na vida do bichinho. “É importante que o proprietário entenda que o arrancamento de penas é um sinal clínico, e não uma doença específica, podendo ser causado por diversos fatores, desde uma alimentação inadequada até doenças infecciosas”, ressalta Dra. Marta.

Além da automutilação, pode acontecer de sua ave se rebelar contra as penas alheias. De acordo com Natalia Philadelpho Azevedo, médica veterinária especialista em animais silvestres, igualmente da VetWings, “existem ainda aves que arrancam as penas dos companheiros de gaiola”.

Para realmente tratar o problema com eficácia, o primeiro mandamento é ser paciente e permitir que seja feita uma investigação aprofundada do caso. Segundo Yamê Miniero Davies, médica veterinária especializada em animais silvestres, também da VetWings, “para que esse sintoma seja eliminado, é necessário primeiro que se entenda a causa. Desta forma, alguns exames serão de extrema importância e o proprietário precisará ter paciência para que o veterinário consiga identificar esta causa e indicar o melhor tratamento”, explica.

As especialistas advertem: é necessário sempre consultar um veterinário especializado para que o problema possa ser resolvido. Quanto mais rápido o veterinário for acionado, maior a chance de reverter a auto-depenação.

Por isso, se sua ave está depenada, marque uma consulta para ontem.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.