Portal Melhores Amigos | Cuidados com seus répteis durante o inverno
2827
single,single-post,postid-2827,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cuidados com seus répteis durante o inverno

repteis-inverno_DOMINIO-PUBLICO

11 mai Cuidados com seus répteis durante o inverno

O inverno é um período do ano que exige muitos cuidados com a saúde e a alimentação para evitar doenças. Com seu pet não é diferente, principalmente se ele for um réptil.

Os répteis são ectotérmicos, ou seja, necessitam de fontes externas para manter sua temperatura corporal. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou em algum lugar aquecido. “Lâmpadas e pedras são alguns exemplos do que pode ser utilizado para manter a temperatura do pet. Esses objetos devem ter proteção e, no caso das rochas, termostato para evitar queimaduras”, afirma a médica-veterinária especializada em animais silvestres e exóticos Erika Hayashi, do Consultório e Hotel Paraíso Silvestre.

O sol é fundamental para o bom funcionamento do organismo dos répteis. Durante a exposição, o animal tem que ter dois gradientes diferentes de temperatura para poder escolher o que quer. Além disso, o banho de sol deve ser sem o vidro, pois os raios UVB não atuam quando refletidos.

As lâmpadas UVA e UVB devem ser ligadas pela manhã e desligadas por volta das 17h. Durante a noite, somente as de aquecimento noturno devem permanecer funcionando.

De acordo com Erika, os répteis não hibernam no inverno. O que ocorre é uma diminuição no metabolismo causada pelo frio. Desta forma, eles acabam não se alimentando o suficiente e ficando doentes. A pneumonia é a patologia mais comum, mas algumas cobras de clima quente também podem desenvolver estomatite (infecção na cavidade oral).

A médica-veterinária orienta que os répteis devem comer e beber água diariamente, pois a falta de diversas vitaminas – principalmente a A –, pode deixar o organismo debilitado e facilitar o desenvolvimento de doenças.

“Uma dica importantíssima durante o ano todo é não manter cães e gatos com os répteis. É comum animais como jabutis e iguanas sofrerem ataques fatais por esses carnívoros domésticos. Cobras devem ficar sempre isoladas em caixas com lacre ou terrários sem pontos de fuga”, orienta.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.