Portal Melhores Amigos | Cor da gengiva do animal dá indicação de possível problema de saúde
3864
single,single-post,postid-3864,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cor da gengiva do animal dá indicação de possível problema de saúde

Post_portalmelhoresamigos_3

05 nov Cor da gengiva do animal dá indicação de possível problema de saúde

A coloração da gengiva dos animais pode ajudar muito na elaboração de um diagnóstico ou mostrar a ocorrência de doenças que aparentemente não são muito consideradas pelos tutores.
Normalmente, esse recurso é utilizado para verificar anemias. A palidez na coloração é frequente em animais desnutridos ou que são portadores de doenças hemoparasitárias (doença do carrapato), pela qual as células vermelhas são destruídas, esclarece o cirurgião veterinário Leonardo Giovanetti Neto, da Med Center Pet Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.
Esse parâmetro também é usado para observar insuficiências cardíacas caracterizadas por coloração roxa da gengiva pela falta de oxigenação.  “Esse é um alerta importantíssimo para que o animal seja levado urgentemente ao veterinário e receba cuidados”, alerta Giovanetti.

 

Outro aspecto está relacionado a doenças periodontais, que normalmente são caracterizadas pela presença de gengivas hipercoradas próximas aos dentes, seguidas de uma intensa halitose (mau hálito) do seu pet. Ambas normalmente vêm acompanhadas de placas bacterianas, o  tártaro dentário, e requerem remoção por parte de um profissional.

 

Já gengivas amareladas podem sugerir problemas hepáticos ou então doenças como a leptospirose que, em associação com outros sintomas, acabam sendo diagnosticadas.  “Em casos de centros cirúrgicos sem monitoramento de saturação de oxigênio em cirurgias, ou mesmo monitoramento cardíaco, a coloração da gengiva é um parâmetro importante para tomar providências, evitando assim complicações maiores em um procedimento”, explica o cirurgião.

 

Essas alterações de coloração gengival não diagnosticam doenças, mas mostram que alguma coisa não está funcionando. Portanto, não hesite em levar seu pet ao veterinário para investigar essas mudanças.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.