Conheça um pouco sobre o gato Himalaio, pet amigável para toda a família

Extremamente fofo e amigável, o gato himalaio costuma ser confundido com um gato persa ou com um siamês. E não é à toa que isso acontece. Ele é fruto do cruzamento entre as duas raças e traz características de ambas, sendo mais parecido fisicamente com os felinos persas. Se a sua família busca um gatinho que seja companheiro e que se dê bem tanto com crianças quanto com outros animais de estimação, o himalaio é uma excelente opção. 

 

Segundo Emanuel Quintela, médico veterinário especialista em clínica médica e cirúrgica do Distrito Federal, o himalaio é um felino de porte médio que, em sua fase adulta, pode pesar de 3 a 5,5 quilos, dependendo de sua linhagem. Também apresenta lindos olhos azuis, pelagem longa, espessa e volumosa de tom claro e orelhas curtas e ponteadas, de tom mais escuro – assim como outras extremidades do corpo, como o focinho, as patas e a cauda. Por ser uma raça de pelo longo, é necessária escovação frequente, uma ou duas vezes por dia, reduzindo assim a dispersão de pelos no ambiente.

 

Gatos, em geral, são animais de hábitos pontuais, esclarece o doutor Emanuel, e qualquer alteração na rotina deles pode indicar algum problema, como uma infecção de pele causada por fungos. A pelagem densa e longa dos himalaios pode camuflar esse tipo de distúrbio, por isso a atenção do tutor é fundamental. 

 

Existem no mercado alimentos específicos para gatos himalaios, porém as opções superpremium costumam atender às necessidades da espécie. Já os petiscos, por mais saborosos que sejam, devem ser oferecidos com cautela, pois podem mudar a flora intestinal. “Gato peludo e fezes moles não combinam. Então, tutores, sejam prudentes”, brinca o veterinário. 

 

Outro ponto importante é que o gato himalaio tem predisposição à lágrima ácida. Por isso, é fundamental manter a região dos olhos do gatinho sempre limpa e seca, evitando assim possíveis dermatites. E como o bichinho em questão é braquicefálico, ou seja, dotado de focinho achatado, ele tem mais propensão a desenvolver problemas respiratórios. 

 

Como se vê, o himalaio exige alguns cuidados, mas nada complicado como escalar uma montanha! 

 

Veja Também