Portal Melhores Amigos | Conheça o periquito, ave muito popular no Brasil
2821
single,single-post,postid-2821,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o periquito, ave muito popular no Brasil

periquito_DOMINIO-PUBLICO

08 mai Conheça o periquito, ave muito popular no Brasil

Muito dócil, sociável e ativo, o periquito é uma espécie de ave adorada pelos criadores. Os mais comuns são os periquitos australianos, com diversas cores fruto de mutações genéticas ao longo do tempo.

Por viverem em bandos, o ideal é ser tutor de dois, no mínimo, para que possam interagir. Um animal sozinho exigirá do dono bastante atenção para evitar que fique depressivo e mais suscetível a doenças. Para descobrir o sexo dessas aves não é necessário grande esforço, basta olhar para a narina. Enquanto a dos machos é azulada, a das fêmeas é rosada.

Quando na natureza, essa espécie é presa de outros animais, por este motivo, o periquito não costuma demonstrar quando fica doente. Algumas alterações de comportamento – como ficar quieto, dormir mais, parar de comer e descer para o fundo da gaiola – são indicativos de que o periquito está com algum problema de saúde. “Se ocorrer qualquer alteração, por menor que seja, a ave deve ser levada ao veterinário, pois as enfermidades evoluem muito rápido nessas aves”, afirma Renato de Moraes Sarmento, veterinário da clínica TrataDog Veterinária e pós-graduado em medicina e cirurgia de animais silvestres e exóticos.

Deve-se comprar uma mistura de grãos de marca conhecida e data de validade distante para evitar que possuam contaminantes. Muitas marcas possuem rações balanceadas para essas aves.

Os periquitos podem ser retirados dos viveiros para tomar sol e brincar, sempre com supervisão para evitar acidentes. “Essas aves são muito frágeis e podem sofrer acidentes domésticos graves. Os cuidados com o ar condicionado e mudanças bruscas de temperatura devem ser constantes”, alerta o Dr. Renato.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.