Portal Melhores Amigos | Conheça o exótico peixe-morcego dos lábios vermelhos
2015
single,single-post,postid-2015,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o exótico peixe-morcego dos lábios vermelhos

fish-bat red lips

05 set Conheça o exótico peixe-morcego dos lábios vermelhos

Ele tem nome de super-herói, aparência de ajudante de Papai Noel de outra galáxia e um beiço tão avermelhado quanto o da britânica Elizabeth I, a rainha do batom vermelho. Estamos falando do peixe-morcego de lábios vermelhos!

Origem

Conhecido como Ogcocephalus darwini no meio científico, o peixe-morcego de lábios vermelhos é originário do arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, região integrante do território equatoriano.

Principais características

Este peixe todo especial costuma habitar os fundos arenosos do oceano – mais encontrado abaixo dos 30 metros de profundidade – e é classificado como um ser predatório, livre de ameaças de extinção (ainda bem).

É um ser aquático de visual exótico que pode chegar até 25 centímetros de comprimento e se alimenta de pequenos invertebrados que vivem no fundo do mar. Possui nadadeiras especiais no peito e na pélvis que fazem com que sua movimentação se pareça mais com um lagarto caminhando do que com um peixe nadando de fato.

Sua cabeça e corpo tem formato achatado, enquanto o focinho é bem pontudo e projetado. Possui chifrinhos,pelos bem curtos espalhados pelo corpinho e pequenas placas ósseas salientes.

Sua cor predominante vai do castanho claro a acinzentado nas costas e branco na parte de baixo (na “barriga”). Apresenta uma listra marrom escura no topo da cabeça e nas laterais da base da nadadeira caudal. O focinho e chifre são acastanhados e, claro, os lábios vermelhos brilhantes.

Aliás, sua característica boca vermelha cintilante chama atenção de toda a peixarada e, segundo algumas hipóteses científicas, os machos usam a cor espalhafatosa de seus “beiços” para atrair as fêmeas em épocas de reprodução. Outros acreditam que os lábios vermelhos sirvam para que as espécies se reconheçam nos períodos de desova. Espertos, não?

Curiosidades

Dizem por aí que o nome científico deste serzinho aquático é uma homenagem ao pai da teoria da evolução, Charles Darwin, pelo fato desta espécie ser um forte exemplo das formas de vida fascinantes que a seleção natural pode criar.

Não é recomendado criá-lo em tanques domésticos por causa de sua natureza predatória e pelo fato dele habitar as profundezas do mar – isto é, a iluminação precisaria ser mantida muito mais escura do que na maioria dos aquários.

E se você achava que o ornitorrinco era um animalzinho exótico e híbrido, é porque ainda não havia conhecido a mistureba de características do peixe-morcego de lábios vermelhos, não é mesmo?

Por Paula Soncela

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.