Portal Melhores Amigos | Conheça o encorpado e dócil Fila Brasileiro
953
single,single-post,postid-953,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o encorpado e dócil Fila Brasileiro

fila_brasileiro

19 out Conheça o encorpado e dócil Fila Brasileiro

Ele é enorme, babão e, apesar de não ser um pônei, pode servir de transporte coletivo para as crianças ─ brincadeira! O Fila Brasileiro é uma raça especial, não só por ser um cão originalmente do Brasil, mas também por seu tamanho de gigante combinado com sua carinha linda e fofa.

As teorias sobre suas origens variam: alguns dizem que ele é uma mistura de Mastiff com o Bloodhound e o Old Buldogue Inglês; outros afirmam que ele é um descendente do Fila Terceirense, da Ilha Terceira, no Arquipélago de Açores; e há quem jure de pé junto que a raça provém do mix de raças imigrantes (como as citadas acima) mais um toque dos cães indígenas (Aracambé) e selvagens (Guará).

O fato é que esse caldeirão de misturas resultou no nosso querido Fila Brasileiro, um cão forte e robusto, que faz parte do grupo das raças molossoides. Enquanto os machos têm aparência de “machão” mesmo, as fêmeas são facilmente identificadas como tal por sua aparente feminilidade.

Segundo o padrão oficial da raça, as orelhas devem ser grandes, grossas e caídas lateralmente ou dobradas para trás. Seu focinho é largo e comprido, enquanto sua expressão é firme, como a de um soldado obediente, sempre pronto para atender ao chamado de seu general. Suas cores podem variar entre tons de dourado (amarelos em suas diversas tonalidades), tigrados ou rajados (rajas pretas sob um fundo de cor sólida) e preto.

É um cão versátil e cheio de qualidades, tanto que é capaz de se portar como um fiel cão de guarda ao mesmo tempo que se mostra super dócil e amigo verdadeiro da criançada. O Fila adora a companhia dos tutores – seu maior prazer é ficar ao lado da família curtindo uma sessão de relaxamento. Levando em conta toda essa fidelidade, pessoas estranhas devem sempre ser apresentadas na presença dos donos para que o cão não as considere “invasoras” e exerça seu papel de guarda, de fato.

Os cuidados com a raça são os mais simples possíveis, sendo que um banho por mês está de bom tamanho – a não ser que o cão role na lama durante um passeio. Falando em passeio, este é o principal cuidado que você deve ter com seu “mega cão”: forneça atividades para que seu mascote gaste energia e seja um Fila feliz.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.