Portal Melhores Amigos | Conheça o Dwarf Gourami, um lindo peixe ornamental
2465
single,single-post,postid-2465,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o Dwarf Gourami, um lindo peixe ornamental

dwarf-gourami_dominio-publico

11 jan Conheça o Dwarf Gourami, um lindo peixe ornamental

O Dwarf Gourami (Trichogaster lalius), nome inglês que quer dizer “Gourami Anão”, conhecido no Brasil como Colisa Lalia, é um peixe encantador, de cores vibrantes e que convive muito bem com outras espécies. É bastante popular nos aquários do mundo todo.

Do gênero Trichogaster e originário do nordeste da Índia, Bangladesh e Paquistão, o animal é conhecido por ser exótico e de fácil aquisição. O médico-veterinário Helson Terra, proprietário da Clínica PetWorld e criador de peixes ornamentais, explica brevemente alguns cuidados para se ter com a espécie, bem como suas características.

Características

Segundo o especialista, os Colisa Lalia podem chegar a 8 cm. No entanto, é mais comum serem encontrados para aquisição com tamanho de 5 cm. “A estimativa de vida desses peixes é de 3 anos, porém, em ambiente doméstico, a média observada tem sido de 2 anos”, pontua Terra.

Os machos da espécie têm coloração avermelhada, linhas verticais e pequenos pontos azuis. Já as fêmeas apresentam uniformidade na coloração, que pode ser prateada ou branca.

Comportamento

Esses peixes possuem um comportamento pacífico e convivem bem com outras espécies, inclusive menores, mas são territorialistas entre eles. Coloque mais de um casal de mesma espécie no aquário que, em geral, cada um deles vai ocupar um canto do espaço.

Alimentação

É um animal onívoro, ou seja, alimenta-se tanto de matéria vegetal quanto animal. Terra afirma que “em ambientes domésticos, pode se alimentar de ração em flocos ou bolinhas e de alimentos vivos como artêmias salinas, por exemplo.”

Cuidados

Embora o Dwarf Gourami possa ser uma ótima escolha para iniciantes no aquarismo, já que é considerado muito resistente e de baixa manutenção, alguns cuidados são imprescindíveis. Terra lista algumas precauções:

Para ter um casal de Colisa Lalia, é necessário dispor de um aquário com capacidade mínima de 60 litros, que seria equivalente a 50x40x30 cm, pois após colocar os enfeites, acessórios, plantas, o volume útil de água diminuirá. É recomendado ter um aquário densamente plantado, já que os peixes podem ficar assustados em aquários vazios.

A temperatura ideal é em torno de 26oC, o que demanda um aquecedor com termostato.

Um pH de 6.8, ou seja, levemente ácido, é considerado bom para o desenvolvimento dos peixes. Deve ser regulado com produtos específicos para um pH tropical.

É preciso usar um desclorificante ao trocar a água do aquário, pois a água de torneira tem altas taxas de cloro, sendo prejudicial à vida destes peixes.

Curiosidade

Os peixes do gênero Trichogaster possuem um órgão chamado labirinto. “Isto lhes permite respirar também ar atmosférico, e não apenas dentro d’água como a maioria dos peixes. Por isso, você poderá vê-los junto a superfícies do aquário respirando normalmente”, afirma Terra.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.