Como saber se o meu pitbull está em um bom ambiente?

Todo cão merece, além de carinho e atenção, um ambiente adequado para suas características físicas e comportamentais. E isso não é diferente para os animais do tipo pit bull. Alex Piffer, criador das raças que se enquadram nesse termo há 16 anos, e proprietário do canil Piffer Pit Bull, nos explica qual o melhor ambiente e os cuidados que se deve ter antes de optar por esse cão.

Mas antes, uma curiosidade. O termo pit bull refere-se a um tipo de cão, em vez de uma raça. São classificados assim animais como o buldogue americano, o staffordshire terrier americano, o american pit bull terrier, o staffordshire bull terrier e o bull terrier. Por mais que ainda se tenha muito preconceito sobre esses cães, em termos gerais trata-se de raças fiéis, corajosas e inteligentes, além de dóceis.

Principalmente quando falamos das crianças, e tanta afeição pelos pequenos o fez ficar conhecido como cachorro-babá.

Para saber mais sobre a história do termo pit bull, leia este artigo do nosso site!

“Cada cachorro, independentemente da raça, é um indivíduo com qualidades únicas e valiosas e uma criação responsável prevê a responsabilidade e compromisso com eles. Por isso, o ambiente ideal para um pit bull envolve itens básicos para qualquer tipo de casa que abriga um cão, mas com alguns detalhes que são importantes para seu porte e nível de energia.

  • O espaço deve ser bem higienizado e longe da umidade em excesso, bem ventilado e com uma área na qual ele possa descansar sem que seja muito estimulado ou perturbado.
  • Além disso, ele deve ter acesso a um local onde possa se exercitar e queimar energia, para quem mora em apartamento, uma ótima opção é levar o cão à parques para cães, assim ele pode explorar, brincar e conhecer outros cães, caso seja sociável. Outra forma para entretê-lo são brinquedos adequados para mastigar.
  • Prover uma alimentação de qualidade de acordo com porte e idade, e servir água fresca e limpa, também são ações que promovem a qualidade de vida do animal. Nunca se esqueça de manter a carteira de vacinação e as consultas veterinárias em dia!

É muito importante saber que, diferente de outras raças de cães, um pit bull exige uma atenção especial: o tutor precisa realmente passar tempo de qualidade com o seu pet, “se não tiver tempo para ficar com seu cão, não é aconselhável optar por essa raça”, afirma Alex. “Esse cachorro se dá melhor com pessoas do que com outros animais, principalmente se for da mesma raça e gênero, então a castração é aconselhável para a melhorar a socialização com outros pets” diz.

Por fim, mas não menos importante, nada de comprar seu pet através de e-commerce! Procure um canil isento, e que esteja dentro da legalidade e que preze pelo bem-estar dos animais.

Veja Também