Portal Melhores Amigos | Como montar um viveiro para sua penudinha
2089
single,single-post,postid-2089,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como montar um viveiro para sua penudinha

passaro-viveiro

21 set Como montar um viveiro para sua penudinha

Se você é daquelas pessoas que vive pensando em como melhorar a vida de seu querido companheiro, já pensou em montar um aviário? Um viveiro artesanal não é tão complicado como parece. Bem maiores do que gaiolas, os viveiros simulam o ambiente natural do animal, e podem ficar dentro ou fora de casa.

O Portal Melhores Amigos separou algumas dicas para fazer um aviário de qualidade, que vai proporcionar momentos felizes para você e sua penudinha. Quer tentar?

1) Primeiros passos

Como dissemos acima, dá para fazer o viveiro do lado de fora de casa. Mas é importante pesquisar primeiro se há regulamentos ou proibições no seu bairro que impeçam a construção de estruturas no quintal. Se optar por deixá-lo no quintal, também vale levar em conta o clima e os possíveis predadores.

2) Pense grande

O viveiro pode ter qualquer tamanho, mas pense que ele precisará acomodar bem sua ave e dar a ela bastante espaço para voar. Considere para a largura, pelo menos, duas vezes a envergadura da ave; para o comprimento, seis vezes o tamanho do corpo; e para a altura, quatro vezes o tamanho do corpo.

3) Nem tudo que reluz é ouro

Não é qualquer material que pode ser utilizado para construir um aviário. Algumas madeiras são tóxicas aos pássaros ou podem soltar lascas com facilidade, o que também pode lhes causar problemas de saúde. Para a grade, profissionais aconselham o uso de metal não galvanizado; para a base, cerâmica, concreto, tijolos ou linóleo.

4) Comece pela base

A recomendação para a construção da base é utilizar concreto. Faça uma camada de 30 cm de espessura. Sobre o concreto, uma boa opção é espalhar um material de fácil substituição na hora da limpeza, como areia, cascalho ou pedaços de pinheiro.

5) Armação e laterais

A armação do seu viveiro pode ser de pedra, metal, plástico, canos ou madeira. Já a espessura e o espaçamento entre os filamentos da grade lateral dependem do tamanho do seu pássaro. O filamento de metal deve ser resistente, de 4 mm no mínimo, assim, seu pássaro não vai conseguir quebrá-lo. A grade lateral também pode proteger seu pássaro dos predadores. Espaços de 1,5×1,5 cm afastam gatos e ratos, espaços menores são efetivos contra cobras e camundongos.

6) Nesta casa tem goteira…

Se o seu viveiro ficar em uma área descoberta, é importante que pelo menos um terço do aviário seja coberto. Você pode utilizar plástico, acrílico, tecido ou madeira para fixar no teto. Não se esqueça de colocar também em duas ou três paredes laterais do seu viveiro, para prevenir contra chuva, por exemplo.

7) Mi casa, su casa

Assim como o seu lar tem que ser confortável e divertido, o do seu pássaro não pode ser tedioso. Para criar o melhor ambiente possível para seu amigo de penas, coloque poleiros e plantas dentro do viveiro, além de algumas casinhas de pássaro. E nunca se esqueça de deixar recipientes para comida e água fresca acessíveis e à vontade, sempre!

Tudo pronto? Sua ave vai adorar os mimos!

hotel-bird-cage1 maxresdefault

 

Por Regiane de Oliveira
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.