Portal Melhores Amigos | Como cuidar de seu aquário de água salgada
2840
single,single-post,postid-2840,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como cuidar de seu aquário de água salgada

peixe-palhaco-nemo

14 mai Como cuidar de seu aquário de água salgada

Com espécies mais coloridas e diferentes, os aquários marinhos são mais difíceis de cuidar. Esse tipo de habitat geralmente é indicado para aquaristas experientes, já acostumados com alguma complexidade no trato dos peixes.

De acordo com o médico-veterinário Renato Leite Leonardo, da clínica veterinária Dr. Fish, é importante estar sempre atento ao aquário para detectar alterações. “Deve-se verificar se a aparelhagem está funcionando corretamente e os peixes devem ser comprados em locais de confiança. É importante observar se os animais estão ativos e comendo. Caso não estejam, é necessário ligar para o veterinário”, alerta.

O tamanho mínimo ideal para um aquário marinho é de mais ou menos 200 litros. O pH da água é alcalino – em torno de 8,2 e 8,5 – e o habitat deve ser mantido estável para garantir a saúde dos peixes.

A troca parcial da água deve ser feita semanalmente, os parâmetros de filtragem (pH, nitrito, nitrato, Salinidade e reserva alcalina, KH) devem ser monitorados com regularidade e as mídias de filtragem trocadas.

Dependendo do aquário, a limpeza deve ser feita uma vez por mês. Normalmente, os itens de decoração são naturais; no caso das plantas, serão os corais naturais. “Nunca use sabão para limpar o tanque, pois pode contaminar a água e matar os peixes. Deve-se passar uma bucha nova”, alerta Renato.

As luzes são importantes para manter o ambiente do aquário saudável, porém, nada de exageros. O ideal é que fiquem ligadas de 8 a 12 horas por dia para não estressar os peixes. Já a temperatura deve ser mantida estável, mudanças bruscas podem fazer com que os peixes adoeçam. O calor varia de acordo com cada espécie, mas fica entre 25 e 26ºC.

Uma boa dica para quem quer ter um aquário de água salgada em casa é pesquisar bastante e tirar dúvidas com especialistas no assunto, como médicos-veterinários e aquaristas experientes.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.