Portal Melhores Amigos | Como criar uma relação de afeto com a sua ave?
2668
single,single-post,postid-2668,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como criar uma relação de afeto com a sua ave?

aves-afeto_DOMINIO-PUBLICO

17 mar Como criar uma relação de afeto com a sua ave?

Todos sabem que os pets são ótimas companhias. Além de cães e gatos, os pássaros também são excelentes amigos de seus donos, prontos para brincar ou ficar ao nosso lado. É preciso, porém, investir um tempinho para se conectar com a sua ave aos poucos e chegar neste tipo de relacionamento.

Os pássaros não são animais domesticados e pensam sempre em bando. Então, formar um vínculo com eles é essencial para ajudá-los a compreender que você é um amigo. É possível criar uma relação de afeto com diversas aves, especialmente com psitacídeos – ordem de aves que inclui os Papagaios, Cacatuas e Araras. Segundo Ariane Parra, médica-veterinária especializada em animais silvestres e exóticos da clínica Pet Exótico, outras aves também podem criar um relacionamento com seus donos. “Tenho clientes que tem aves extremamente dóceis de outras ordens, como Passeriformes, Piciformes e Galliformes (Tucanos, Pica-Paus, Galinha, Perdizes, entre outros)”.

O momento ideal para iniciar este relacionamento é logo cedo na vida da ave. “O melhor é que seja enquanto filhote. Ao alimentar a ave desde pequena, é possível amansá-la, o que melhora o aceite da manipulação por nós, humanos”, conta Ariane.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica  nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado. E tenha cuidado para não fazer qualquer movimento súbito ao seu redor. À medida que seu pássaro ficar mais confortável perto de você, é possível passar períodos mais longos de tempo com ele.

Compartilhar sua comida com a ave é outra maneira para criar esta aproximação, já que, na natureza, os pássaros ligam o ato de regurgitar o alimento um para o outro ao seu bando. Claro, não esqueça antes de se certificar que a comida compartilhada é segura para as aves. Se o seu pássaro hesitar no início, coloque uma porção no seu prato e coma na sua frente. Ele se sentirá mais seguro com o tempo para fazer o mesmo.

Algumas pessoas gostam de utilizar música durante as interações. “A música não oferecerá diretamente um relacionamento homem-ave. Mas, dependendo da música, pode favorecer a diminuição do estresse na maioria dos animais.”

A força do vínculo entre você e seu pássaro com certeza vai influenciar muito a qualidade da vida do seu animal de estimação. Mas, mesmo depois de ganhar a confiança de seu pet, não se esqueça de continuar respeitando o tempo das aves. Para evitar que o animal fique estressado com a interação com humanos, Ariane recomenda que as brincadeiras, carinhos e treinos ocorram no período diurno. “O ideal é que sejam por volta de 15 minutos por dia”, finaliza.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.