Portal Melhores Amigos | Como criar um ambiente seguro para suas aves
2807
single,single-post,postid-2807,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como criar um ambiente seguro para suas aves

aves-cuidados_DOMINIO-PUBLICO

02 mai Como criar um ambiente seguro para suas aves

Quando uma pessoa se torna tutora de um animal de estimação, passa a ser responsável por uma vida. Graças a esse importante papel, precisa adequar o espaço da casa para proporcionar segurança e bem-estar ao novo morador do lar. Com as aves não é diferente – os espaços e a rotina devem ser acomodados às necessidades das nossas amigas aladas.

“Para que uma ave possa ter um ambiente legal e satisfatório, é importante ter um espaço adequado onde consiga abrir as asas e esticá-las por completo”, afirma Maria Angélica Vieira, bióloga mestranda em animais silvestres e colaboradora do pet center HiperZoo.

Por serem animais muito curiosos, alguns objetos da casa podem causar acidentes. “Geralmente, os tutores acabam se esquecendo de retirar itens da casa que oferecem riscos, como fios de energia (elas adoram bicar), telefones, produtos de limpeza e outros”, conta Maria Angélica.

Além desses cuidados com a casa, é necessário disponibilizar água fresca diariamente e uma alimentação rica em ração extrusada – própria para as necessidades das espécies –, frutas e folhas frescas. A limpeza da gaiola e do ambiente em que vivem também é de extrema importância. Aves gostam muito de brincar, portanto disponibilizar brinquedos que contenham sinos e espelhos é muito bem-vindo.

“Deixar a ave em corrente de ar, oferecer alimentação inadequada, com excesso de girassol ou outros alimentos gordurosos, deixar água suja, não realizar a limpeza adequada da gaiola, fazer corte inadequado das penas das asas e excesso de sol podem trazer problemas ao seu amiguinho. Sono insuficiente e estresse também podem causar problemas à saúde do animal”, alerta.

Tenha muito cuidado quando deixar a ave solta pela casa procure ficar sempre por perto, supervisionando, para garantir sua segurança. Também é muito importante oferecer atenção e carinho por, no mínimo, cinco horas por dia e, dependendo da espécie, 10 horas de sono por noite.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.