Portal Melhores Amigos | Como acostumar seu cãozinho a comer somente ração
2055
single,single-post,postid-2055,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como acostumar seu cãozinho a comer somente ração

cachorro e raçao

15 set Como acostumar seu cãozinho a comer somente ração

Por mais que seja tentador agradar seu cão com algum alimento que você leva à mesa, a melhor maneira de garantir uma refeição saudável é oferecer um alimento completo e balanceado. Isto significa que é primordial que o animal aprenda a comer alimento próprio para pet, mesmo que esteja acostumado aos restos do almoço e jantar.

“Inicialmente, quando o cachorro ainda é filhote, o ideal é oferecer ração própria para sua idade”, explica a médica veterinária Mayara Ramos da Silva. “Porém, se o animal for muito pequeno e tiver dificuldade em ingerir os grãos secos, você poderá umidificar o produto com água, para que fique mais mole. Caso o cão não queira comer, não deixe o produto exposto. Guarde em um saco plástico, para que continue fresco, e ofereça na próxima refeição. Ao sentir fome, ele irá se alimentar”, diz. O ideal é que o animal se alimente duas vezes ao dia. Guardar a ração é importante, pois o cão deve ter hora certa para suas refeições.

Mas, e para aqueles que adotam cães adultos?

Caso seu amicão já esteja acostumado com outros alimentos, será necessário fazer uma adaptação, colocando pedaços de carnes moles e palatáveis ou acrescentando azeite, trocando gradativamente os elementos que foram adicionados.

Você deve ir por partes, introduzindo metade da dieta que o cachorro está acostumado e metade da ração. Com o passar dos dias, o tutor deve retirar o alimento humano, oferecendo ao final do processo somente a ração animal. Caso ele continue a recusar, vale a pena experimentar outras marcas de ração, certificando-se, sempre, de que está optando por produtos de boa qualidade. Procure um veterinário, e, se mesmo assim o animal se recusar a comer, este quadro pode indicar algum problema mais grave.

Sem uma alimentação adequada, o cãozinho pode desenvolver problemas de colesterol alto, problemas cardíacos, sobrepeso, e, no caso de uma nutrição deficiente, com ausência de vitaminas ou proteínas essenciais, pode ocorrer queda de pelo, emagrecimento e até mesmo coprofagia (ingestão de fezes).

Sendo assim, é melhor prevenir e oferecer ao seu querido peludo uma ração de boa qualidade, né?

 

Por André Spera
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.