Portal Melhores Amigos | Coelhos felizes: promovendo o enriquecimento ambiental
793
single,single-post,postid-793,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Coelhos felizes: promovendo o enriquecimento ambiental

coelho_ambiente

31 ago Coelhos felizes: promovendo o enriquecimento ambiental

Dentinhos, orelhonas e pelinhos macios são alguns dos “fundamentos” que fazem do coelhinho um dos seres mais meigos deste mundo. E, se você tem ou pensa em ter um destes roedores, é bom aprender algumas dicas de enriquecimento ambiental para fazê-lo contente e feliz na sua casa.

Já demos o toque aqui sobre o mito da cenoura que envolve os coelhinhos: o ideal é evitar este vegetal. Além da alimentação adequada, o ambiente é outro fator que influencia muito no bem-estar do coelho e é extremamente importante saber quais itens fazem seu pet se sentir no aconchego do lar.

“Os coelhos são muito territorialistas e nem sempre mantê-los em grupo é o melhor caminho. Atendo clientes que possuem 10 animais no quintal sem brigas e outros com apenas 2 ou 3 que quase se matam! A companhia é excelente, mas se não a possuímos, precisamos ainda mais do enriquecimento ambiental”, relata Carlos Alexandre Pessoa, médico veterinário especialista em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres, proprietário da clínica Animal Exótico, de São Paulo, e diretor da empresa CURSOS.VET.BR.

O enriquecimento ambiental consiste em intervenções no ambiente do bichinho a fim de melhorar sua qualidade de vida. Segundo Dr. Carlos Alexandre, é interessante compor o recinto com “bichinhos de pelúcia, tocas com esconderijos, bebedouros e comedouros adequados, mantendo sempre a qualidade da comida e temperatura adequada da água, um piso adequado e amplo  ─ quintais gramados são excelentes, mas sofrerão alguns danos (risos)”, descreve o especialista.

Além disso, uma recomendação simples para seguir à risca é: sempre disponibilize feno para seus coelhinhos! “Eles simplesmente amam [feno], utilizando-o como fonte de fibras e local para descanso”, complementa o médico veterinário.

Agora é só colocar os ensinamentos em prática e fazer mais um coelho feliz neste mundo!

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.