Portal Melhores Amigos | Coelho anão: pet pequenino, curioso e camarada
1002
single,single-post,postid-1002,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Coelho anão: pet pequenino, curioso e camarada

coelho_anao

03 nov Coelho anão: pet pequenino, curioso e camarada

Sabemos que quando começamos a falar aqui sobre algum pequeno animal peludo, parecemos a saudosa Hebe Camargo, já que não conseguimos evitar as palavras fofo, meigo e gracinha. Então, preparem-se para se deparar com esses adjetivos de novo porque aí vem o Coelho Anão!

“Os Coelhos Anões são animais de porte pequeno, variam de 1 a 2 kg e medem cerca de 30 a 35 cm de comprimento quando adultos. Vivem, em média, de 6 a 8 anos. Seu pelo varia em cor e tamanho, conforme a raça”, descreve Thalita Michelle Queté dos Reis, empresária e médica veterinária, especializada em clínica e cirurgia de animais silvestres e exóticos, do Centro Veterinário Queté, em São Paulo.

Temperamento

Os coelhos anões derrubam qualquer pensamento de que os logomorfos não sejam animais ligados aos humanos. “Eles são ótimos companheiros. Geralmente, são bastante dóceis e apegados a seus donos. Gostam de interagir com outros animais, mas essas companhias devem ser sempre supervisionadas para evitar acidentes, principalmente com cães e gatos”, aponta Dra. Thalita.

Além de serem verdadeiros camaradas de seus tutores, demonstram ter um espírito aventureiro e mega curioso. Segundo a especialista, “adoram roer tudo o que veem pela frente: móveis de madeira, como estantes, cadeiras e pé de mesas podem ser danificados pelo coelho facilmente”.

Mas atenção: fios de equipamentos eletrônicos, carregadores de celulares e outros aparelhos movidos a energia elétrica devem sempre ficar fora do seu alcance, pois serão roídos rapidamente. “O mais importante é tomar cuidado para o coelho não tome nenhum choque elétrico”, alerta a médica veterinária.

Higiene

Além de gracioso, boa praça e curioso, o Coelho Anão é um animal prático, que dispensa cuidados muito minuciosos. “Geralmente, os coelhos têm boa saúde, são animais limpos, que não precisam de banhos, não tomam vacinas e tem baixo custo de alimentação”, indica Dra. Thalita.

Aos fissurados em banho de plantão, lembrem-se que os coelhos são como os felinos e tem um sistema de autolimpeza que funciona por meio das lambidas nas patinhas que, por sua vez, passam pelo corpo e cabeça. Levar seu coelho para tomar banho no pet shop só vai causar estresse ao bichinho, que ainda corre o risco de se machucar no processo – sendo queimado pelo secador, por exemplo.

 

Banhos à parte, o que você pode e deve fazer para cuidar da pelagem de seu Coelho Anão é escova-lo regularmente. “Os animais devem ser escovados pelo menos três vezes na semana, principalmente os de pelos longos. Pode ser necessário cortar ou raspar os pelos próximos da região genital, para o animal ficar mais limpo”, recomenda a médica veterinária.

Alimentação

De acordo com a Dra. Thalita, “os coelhos precisam receber uma ração de boa qualidade, mas ela não deve ser a base de sua alimentação. Deve ser oferecida uma única vez ao dia, em pequena quantidade. A maior parte da dieta deve conter feno de boa qualidade, que deve estar sempre disponível, verduras e legumes variados. As frutas podem ser oferecidas, mas poucas vezes na semana”, orienta.

Habitat

Evite as gaiolas, pois os coelhos precisam de espaço para se exercitarem diariamente. “Se ele ficar preso em gaiola, ela deve ter um tamanho adequado para que ele possa se locomover e não deve ter grades na parte de baixo para não machucar as patas do animal. O coelho que fica preso deve ser solto por algumas horas para que possa se exercitar e interagir com as pessoas da casa”, frisa a médica veterinária.

“O coelho deve visitar o veterinário pelo menos uma vez ao ano, para uma consulta de rotina e realizar exames preventivos, como o de fezes pelo menos”, recomenda Dra. Thalita.

Os coelhos anões não são uma gracinha?

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.