Portal Melhores Amigos | Cães na praia: eles são permitidos no Brasil?
A praia cheia de pets soltos e felizes. Certamente, esse é o sonho de muitos brasileiros e de seus cães. Mas, em terras tupiniquins, uma cena dessas dificilmente vai acontecer.
1591
single,single-post,postid-1591,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cães na praia: eles são permitidos no Brasil?

dog carro passeio

23 mai Cães na praia: eles são permitidos no Brasil?

Quem assistiu ao filme ou leu o livro “Marley e Eu” deve se lembrar da cena em que o jornalista, John Grogan, leva seu cãozinho Marley a uma praia cheia de pets soltos e felizes. Certamente, esse é o sonho de muitos brasileiros e de seus cães. Mas, em terras tupiniquins, uma cena dessas dificilmente vai acontecer.

No Brasil, cada cidade tem sua lei com relação à permissão ou proibição de cães na praia. Isso significa que, se você cogita levar seu melhor amigo peludo para o litoral, é importante se atentar à legislação municipal antes de vocês dois passearem na areia ou nadarem no mar juntos. Levar um cão à praia quando a lei proíbe pode render multas pesadas, de até R$ 1.600.

Contatamos as prefeituras dos principais pontos do litoral paulista – como Ilhabela, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos –, Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro. E resposta foi unânime: animais domésticos e de estimação não são permitidos em praias de nenhum destes destinos e o dono que for flagrado desrespeitando a lei deve pagar multa.

As prefeituras afirmam que esta medida protege os banhistas de zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas dos animais para seres humanos. Entre elas, o bicho geográfico, que provoca lesões na pele, e outras verminoses que atacam o coração, pulmão e globos oculares, como a larva migrans visceral (LMV).

Países que permitem cães na praia

Nos Estados Unidos, por exemplo, a prática é permitida em alguns lugares, como Huntington Beach, na Califórnia. Outro exemplo é a terra da rainha Elizabeth: existe até um site britânico, chamado The Beach Guide, que traz informações referentes às praias do Reino Unido e mapeia destinos dog friendly. Vale dizer que, em algumas praias, animais são permitidos o ano todo ou somente fora da temporada. Outros países, como Espanha e Itália, têm políticas parecidas com relação aos peludos.

Quer saber mais sobre como curtir o litoral com seu amigão? Separamos cinco dicas indispensáveis neste post.

A legislação do meu município não pode mudar?

Apesar das restrições, pessoas levam seus bichos a praias menos frequentadas por turistas e onde a fiscalização não é tão intensa, como em alguns pontos costeiros da cidade de São Sebastião (SP). Mas, vale lembrar, a prática continua sendo ilegal!

Para mudar essa realidade na cidade de Santos, em abril deste ano, o vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou um requerimento para que cachorros possam nadar ao lado direito do Deck do Pescador. Segundo a assessoria do vereador, atualmente, donos já levam seus cães ao local e a prática precisa, apenas, de regulamentação. Outra justificativa para o requerimento é que os peludos só aproveitariam o mar, já que não existe faixa de areia no deck. Sendo assim, não há riscos de contaminação para a população.

Na fanpage do vereador, a repercussão ao requerimento foi positiva, o que prova a vontade de uma parcela da sociedade para que algumas praias sejam demarcadas como dog friendly. O que você pensa sobre o assunto?

 

Glísia de Souza
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.