Portal Melhores Amigos | Cães e gatos têm forma de digerir alimento diferente dos humanos
3560
single,single-post,postid-3560,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cães e gatos têm forma de digerir alimento diferente dos humanos

cat-71494_1280

30 abr Cães e gatos têm forma de digerir alimento diferente dos humanos

Apesar de cães e gatos serem considerados carnívoros e terem um metabolismo (capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos) mais voltado para a digestão de carne e gorduras, eles também precisam de nutrientes de outras fontes.

O médico-veterinário Leonardo Giovanetti Neto, da Med Center Barueri, afirma que engana-se quem pensa que a melhor dieta para cães e gatos é constituída por carne. “Não se pode esquecer de outros elementos de origem vegetal que contribuirão para um perfeito equilíbrio nutricional nas dietas dos pets. Isso evita sérios problemas que a ingestão apenas de carne pode causar no longo prazo, como insuficiência renal ou problemas dermatológicos”.

Ao longo do tempo e com a domesticação, o organismo dos animais de estimação foi modificado. Segundo Giovanetti, o metabolismo dos felinos mudou em decorrência de perda de suas vias metabólicas de origem, tanto no processo de conversão como no processo de síntese dos nutrientes fundamentais.

A particularidade nos mamíferos carnívoros é de sempre apresentar um teor de proteínas como forma de energia e carboidratos deficitários. Nos pets, essa dieta pode causar problemas sérios em determinada idade, principalmente no envelhecimento. Vale lembrar que as rações nessa etapa da vida dos carnívoros devem conter teores menores de proteínas.

Em estudos comparativos entre cães e outras espécies onívoras (que se alimentam de carne e vegetais), os felinos têm uma forma diferente de metabolização de alimentos. Eles possuem mecanismos de transformação e formação de glicose (gliconeogenese) pelo fígado bem mais eficientes, evitando assim carências nutricionais em idade mais avançada.

Por conta disso, é muito importante considerar, além da carne, nutrientes de outras fontes encontrados nos alimentos balanceados. Isso não significa que os pets podem comer restos dos humanos! Nossos alimentos, muitas vezes, não são adequados e prejudicam a digestão dos animais. Na dúvida, consulte seu médico-veterinário. Ele pode indicar a melhor ração para o seu amigo.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.