Portal Melhores Amigos | Beija-flor: é saudável colocar água na janela para atraí-los?
3135
single,single-post,postid-3135,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Beija-flor: é saudável colocar água na janela para atraí-los?

Beija Flor

17 ago Beija-flor: é saudável colocar água na janela para atraí-los?

Você com certeza já viu – em parques, sacadas de casas, apartamentos, ou até mesmo restaurantes – lindos beija-flores tomando água em bebedouros. Mas aí vem a pergunta: será que isso está certo?

 

Saiba que colocar água para atrair o beija-flor, é saudável sim. O que não podemos esquecer é de higienizar muito bem as garrafinhas e trocar essa água diariamente. De acordo com a Renata Sedano Fernandes, médica-veterinária de animais silvestres do Hospital Veterinário Sena Madureira, conta que muitas pessoas colocam o açúcar misturado na água, acreditando que é isso que atrai o animal. Na verdade, o animal é atraído pelo líquido.

 

“Hoje, já existem alimentos comerciais específicos para beija-flor, que trazem proteínas e glicose na medida certa”, conta. Além disso, esses alimentos podem ser utilizados diariamente. Mas ela faz um alerta: o que não for consumido no prazo máximo de 24 horas, deverá ser descartado e substituído.

 

Erica Couto, médica-veterinária Mestre da Clínica TUKAN, ressalta que a água desses recipientes deve ser limpa diariamente e que a troca do néctar vendido para os beija-flores deve seguir as recomendações da embalagem. “Outra orientação importante: se o recipiente utilizado ficar exposto ao sol, é indicado trocar a água com o néctar diariamente”.

 

Renata concorda e explica que, se não houver a higienização correta da água para o beija-flor, pode ocorrer a formação de fungos que podem contaminar o bico do beija-flor. Isso é muito preocupante, pois pode fazer com que o animal não consiga mais se alimentar e possa até morrer.

 

Outras orientações são para que as garrafinhas sejam higienizadas todos os dias, com água limpa e um pouco de água sanitária, tomando o cuidado de enxaguar muito bem a garrafinha antes de colocar novamente água e açúcar. Além disso, o interior do bebedouro também pode ser limpo com escovinha de lavar mamadeira.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.