Portal Melhores Amigos | As principais doenças do outono em pets – e como tratá-las e preveni-las
4482
single,single-post,postid-4482,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

As principais doenças do outono em pets – e como tratá-las e preveni-las

24_Mar

16 mar As principais doenças do outono em pets – e como tratá-las e preveni-las

No Brasil, o outono se inicia no dia 20 de março. O clima chuvoso e quente do verão dá lugar a temperaturas mais amenas e ar mais seco, devido à baixa umidade.

Em função dessas mudanças climáticas, assim como os humanos, os animais também precisam de cuidados especiais para não atraírem doenças comuns à estação, como as respiratórias e articulares.

“Devido ao tempo mais seco, durante o outono é mais frequente o aparecimento de doenças respiratórias, como broncopatias e gripes, além de inflamação e ressecamento de conjuntiva ocular”, afirma Juliana Bulhões, medica veterinária do Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira. ”Em animais com problemas osteoarticulares, ademais, pode haver o agravamento dos quadros de dor”.

Como prevenir? Bem, manter a vacinação em dia, com sempre, é fundamental. Mas temos outras dicas muito importantes:

  • Evite que os animais fiquem expostos a mudanças bruscas de temperatura ou chuva
  • Roupas e abrigos são importantes para proteger os pets do frio.
  • As roupas e abrigos – com colchões – também são úteis para animais idosos e com alteração articular
  • Colírios lubrificantes, para a conjuntiva ocular, também ajudam

“Já o tratamento às principais doenças costuma ser sintomático, com a utilização de antibióticos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos, colírios lubrificantes e analgésicos”, diz Juliana.

 

Por fim, fique atento também às raças mais predispostas a apresentarem alterações respiratórias e oculares nesse período. São, em geral, aquelas que se caracterizam pela braquicefalia, como bulldog, pug e shih tzu, no caso dos cachorro, e persa e burmês, para os gatos.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.