Portal Melhores Amigos | Aquário de água doce é o mais indicado para iniciantes
4059
single,single-post,postid-4059,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Aquário de água doce é o mais indicado para iniciantes

Post_portalmelhoresamigos_11

08 mar Aquário de água doce é o mais indicado para iniciantes

É preciso ter alguns cuidados para manter peixes decorativos em casa

Um aquário é mais que um objeto decoração. Trata-se um pequeno ecossistema que precisa de dedicação paciência, responsabilidade e cuidados diários. Não fique imaginando que um aquário é algo que basta montar e acabou. Os de água doce são mais comuns e fáceis de cuidar, sendo o recomendado para iniciantes, segundo Willian Sugai, Diretor de Comércio da ABLA (Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia).

É possível montar tranquilamente um aquário em casa. Basta seguir algumas instruções. O primeiro passo é escolher o tamanho que deseja ter.

Escolha um tamanho que seja adequado para o seu bolso, muitas vezes o aquarista quer ter o maior possível e devido ao custo, acaba selecionando os acessórios mais baratos e de menor qualidade.

Porém, nada impede que você tenha um aquário menor.

Após comprar, escolha um local na casa para colocar o aquário.

Evite ambiente com luz solar diretas. Prefira locais com tomadas próximas, mantenha longe de animais e coloque num móvel estável e resistente e sem obstáculos que dificultem a manutenção e limpeza.

A melhor coisa a se fazer é buscar informações em locais que comercializam peixes ornamentais e itens para aquários. Segundo Sugai , que participa de um projeto para divulgar aquarismo nos Pet Shops, “existe uma dificuldade enorme para essas empresas manterem a oferta de peixes por falta de informação”, diz Sugai.  “Os que tentam entrar e colocar aquarismo acabam muitas vezes tendo prejuízo. Por isso bolei um Aquakit para o iniciante com suporte online para ser vendido em qualquer pet”.

Filtro – sendo externo ou interno, é fundamental para o bom funcionamento e ambiente interno do seu aquário, pois uma boa movimentação e circulação da água são essenciais para a eficiência da filtragem, oxigenação e consequentemente a estabilidade biológica do aquário.

Cascalho preto de basalto – com diâmetro em torno de 2 mm são ótimos para fixar as plantas artificiais e dão contraste com os peixes coloridos vermelhos e azuis.  O basalto também alcaliniza a água ligeiramente ajudando na estabilidade do pH da água.

Faça uma camada sobre o fundo do aquário com espessura de 4 a 6 cm, “enterrando” o caule das plantas artificiais no cascalho, que pode ter uma variedade de cores.

Termômetro – serve para controlar a temperatura dentro do aquário, que deve estar sempre entre 22 e 28 graus Celsius. O iniciante precisa colocar peixes que sejam compatíveis entre si em todos os quesitos – água, agressividade, temperatura e etc…é um dos segredos.

Lâmpadas – As luzes de  LED são importantes pois os peixes precisam de luz para viver, mas também precisam de escuridão para dormir pois não tem pálpebra.  Então, fique atento à iluminação, desligando tudo durante a noite.

Sifão – é uma mangueira com diâmetro menor e um tubo na ponta de diâmetro maior, que serve para aspirar o fundo do aquário. É um dos itens mais importantes para a sua manutenção, pois retira a sujeira e a água que precisa ser substituída.

Redinha – para retirar peixes ou restos de planta.

Pedras e plantas – as pedras precisam ser neutras para não interferir no pH da água. Já as plantas é recomendado ser artificiais pois não necessitam de iluminação especial nem injeção de CO². – plantas precisam de cuidados como fertilização, iluminação, CO².

Como montar um aquário?

Primeiro lave muito bem o cascalho antes de colocar no fundo do aquário. Feito isso, encha o aquário  totalmente com água da torneira, colocando nessa água desclorificante, que é um produto que purifica a água, retirando o cloro, neutralizando os metais pesados, ajudando na reposição da membrana protetora dos peixes.

Nesse momento você coloca as plantas “enterradas” no cascalho e outros elementos decorativos no aquário. Depois instale o filtro, o termostato e a iluminação e complete com o restante da água.

O peixe é colocado na hora em conjunto com bactérias que fazem a biologia. Muitas vezes 30 dias só piora a situação, pois de nada adianta aguardar esse período se não tem peixe nem bactéria para o ciclo biológico andar.

Coloque os peixes e adicione as bactérias depois de 15 minutos.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.