Portal Melhores Amigos | Aprenda como ensinar seu cachorro a não dormir mais na sua cama
2900
single,single-post,postid-2900,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Aprenda como ensinar seu cachorro a não dormir mais na sua cama

cão-dorme-na-cama_DOMINIO-PUBLICO

06 jun Aprenda como ensinar seu cachorro a não dormir mais na sua cama

O cachorro passa a dormir na cama porque é recompensado para isso, tanto pelo conforto quanto pelo cheiro do dono

Durante os meses frios de inverno você deixou seu cachorro dormir quentinho com você na cama, mas ultimamente esse hábito não está mais dando certo. E agora? Como fazer para desacostumar o animal a dormir na sua cama ou sofá?

Embora não haja malefícios para o pet em dividir a cama com seu dono, a situação pode acabar sendo incômoda para o tutor, em especial nos meses que o animal solta seus pelos. Veja abaixo algumas dicas, dadas pela adestradora Renata Ragazini, da empresa Cão Passeador, para conseguir que seu cachorro quebre esse hábito.

Passo a passo para ensinar o cachorro a não subir mais na cama

1. Ação conjunta

O primeiro passo é que todos da casa falem a mesma língua e tenham uma ação conjunta com o pet. “Todos precisam estar conscientes que a partir de agora o cachorro não pode mais subir na cama ou sofá e ser coerentes, para não deixar o cachorro confuso”, explica Renata.

2. Deixe a caminha do cachorro atrativa

“Os cachorros sempre estão aprendendo. Se ele passou a dormir na cama, é porque foi recompensado para isso. Nesse caso, existe a recompensa do conforto e também do cheiro do dono”, conta a adestradora. Assim, o segundo passo é tornar a caminha do cachorro mais atrativa e gostosa do que a do seu dono.

Para isso, além de procurar uma caminha bem confortável para o animal, é possível ainda transferir o cheiro do dono para lá. Uma sugestão da especialista é fazer uma naninha com uma roupa ou fronha velha, depois de usá-la por vários dias para deixar com seu cheiro. Desse jeito, a caminha ficará cada vez mais atraente para o bicho.

3. Torne a sua cama menos confortável

A ideia é tornar a sua cama ou sofá em um espaço menos prazeroso para o seu amigo. Uma possibilidade sugerida por Renata é cobrir com fita dupla-face o lugar onde o cachorro costuma pular. Ao subir, ele vai sentir grudar na sua patinha, o que não será confortável. Outra opção é cobrir o espaço com papel filme, deixando-o menos macio e gostoso – sempre com a supervisão do dono para não causar acidentes. “O cachorro passará, portanto, a preferir a caminha dele, que tem o seu cheiro e que é confortável, ao sofá”, conclui a adestradora.

Durante o processo, vale sempre reforçar o comportamento desejado para o cãozinho. Assim, quando ele subir na cama ou no sofá, é importante falar não e colocá-lo de volta no chão ou na caminha. Quando o animal estiver na caminha, deve-se estimular esse comportamento, com petiscos e atenção. “É importante mostrar para o pet que ele ganha mais atenção sua quando está na caminha dele, que é onde você quer que ele fique”, explica.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.