Portal Melhores Amigos | Animais de estimação não desenvolvem alergia aos donos
3870
single,single-post,postid-3870,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Animais de estimação não desenvolvem alergia aos donos

Post_portalmelhoresamigos_4

09 nov Animais de estimação não desenvolvem alergia aos donos

A alergia em animal de estimação é uma reação do sistema imunológico contra um “invasor” (ou alérgeno), que pode ser qualquer componente que o organismo interprete como uma agressão a ele. Os sintomas da alergia em cachorro, portanto, são uma resposta da pele. Por isso, um pet não pode desenvolver alergia ao dono, segundo o cirurgião veterinário Leonardo Giovanetti Neto, da Med Center Pet Barueri.

“Alergia ao dono não, isso é um mito. O que seu pet pode ter são reações alérgicas a algo que seu tutor estiver usando”, garante o veterinário. Roupas, perfumes, tabaco ou algum uso de medicamentos tópicos podem normalmente provocar certos tipos de alergias. “As manifestações desses quadros alérgicos podem estar presentes sob forma de modificações na constituição da pele, espirros, tosse e pruridos (coceira)”, diz Giovanetti.

Além das pulgas, os cães e gatos podem ser alérgicos a outros parasitas e reagir da mesma forma à mordida do carrapato, por exemplo. As alergias de contato são causadas pelo contato físico do bicho com uma substância nociva. As áreas de pelos finos ou sem pelos são usualmente afetadas. Alguns animais podem ser alérgicos a comedouros de plástico. No caso de certas plantas ou áreas geográficas, as alergias inalantes ou de contato podem ser sazonais.

A identificação da substância nociva é de importância crucial para o controle das alergias inalantes e de contato. Se ela for identificada, todos os esforços deverão ser feitos no sentido de eliminá-la do ambiente do animal. Um veterinário poderá recomendar o tratamento apropriado para lesões de pele e para ajudar a aliviar a coceira.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.