Portal Melhores Amigos | American Shorthair: conheça esta versátil e colorida raça de felino
O American Shorthair é o campeão disparado de versões de si mesmo com mais de 80 padrões de cores, sendo o malhado prateado o mais popular de todos.
1628
single,single-post,postid-1628,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

American Shorthair: conheça esta versátil e colorida raça de felino

american shorthair gato

07 jun American Shorthair: conheça esta versátil e colorida raça de felino

Como o próprio nome já indica, o American Shorthair é uma versão americana com pedigree dos bichanos domésticos de pelo curto. Eles são o chamego dos nossos vizinhos do hemisfério norte e estão caindo nas graças do mundo todo.

História

É bem provável que estes gatinhos aventureiros tenham aportado em terras americanas no início do século XVII, acompanhando colonos europeus e cidadãos britânicos em busca de liberdade religiosa.

Segundo registros, os peludos faziam parte da tripulação do Mayflower – famoso navio inglês que transportou os chamados “Peregrinos” em 1620 – para controlar a população de ratos da embarcação.

A raça foi reconhecida oficialmente pela The Cat Fanciers’ Association (CFA) em 1906, sendo uma das cinco primeiras a fazer parte do grupo oficial de felinos.

Características físicas

O American Shorthair tem uma carinha linda e fofa, com olhos amendoados que podem ser azuis, verdes, dourados, cinzas e avelãs. Sua boca curvilínea dá a impressão de que sempre estão com um sorrisinho maroto estampado no rosto.

São gatinhos robustos, musculosos e muito saudáveis; quando criados com uma alimentação balanceada e exercícios diários, costumam ultrapassar os 15 anos de vida. Apresentam um porte médio e, enquanto os machos podem ter em torno de 6,5 kg de massa corporal, as fêmeas costumam pesar não mais que 5 kg.

Em relação à coloração da raça, o American Shorthair é o campeão disparado de versões de si mesmo com mais de 80 padrões de cores, sendo o malhado prateado o mais popular de todos.

Temperamento

Taí um gatinho boa praça, que se dá bem tanto com a cachorrada quanto com a criançada. São brincalhões e gostam tanto de atividade que, quando não tem companhia para brincar, brincam sozinhos. Um dos entretenimentos prediletos da raça é a observação de passarinhos através da janela.

São afetuosos sem serem grudentos e quando querem chamar a atenção sabem bem o que fazer para que os tutores percebam – seja com mordiscadas de ternura ou raros miadinhos.

Se você quiser realmente divertir seu American Shorthair é bom saber que ele vem de uma linhagem felina que adora quebra-cabeças, desafios e, claro, um bom joguinho de caçar objetos – afinal, há 500 anos, estes bichanos já faziam desratizações em alto-mar.

Cuidados

Não bastasse sua extrema maleabilidade, é um gatinho fácil de cuidar – aquela escovadinha semanal já vai ser o suficiente pra manter sua pelagem saudável, sedosa e brilhante. No mais, serve o básico para todo e qualquer felino: alimentação de qualidade, água fresca disponível, aparadas quinzenais nas unhas, entretenimento e visitas regulares no veterinário para vacinação e check-up.

É muita gostosura pra um ser só, né?

 

 

 

 Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.