Além do seu pet, mais alguém adora o pet food: os insetos. Mas é fácil evitar que eles apareçam!

Pode ser que os insetos não utilizem um nariz, ou um focinho, para encontrar alimento

Mas assim como os seres humanos, eles utilizam o olfato para procurar comida. O fato pode até parecer uma ideia bastante natural, mas quem possui animal de estimação muitas vezes fica confuso ao ver a embalagem de pet food com visitantes indesejados. De onde foi que eles vieram? 

 

Desde o famoso caruncho, que adora devorar milho de pipoca, até mariposas, besouros, baratas e outros pequenos seres que encontram a ração e depositam ovos. Em seguida, nascem as larvas que encontram um ambiente repleto de alimento para crescer. 

 

Além da surpresa desagradável, uma das piores consequências de topar com uma embalagem infestada é o fato de que para aquele produto, já não há salvação. É importante descartar tudo. 

 

Um dos motivos é o fato de que a ração comprometida perde valor nutricional, o que por si só pode gerar malefícios à saúde do seu melhor amigo. Outro problema é que um saco infestado serve de “base” para que essas pragas passem a infestar outros produtos do seu animal de estimação, e muito possivelmente, grãos, cereais e outros alimentos que você utiliza para sua própria alimentação. 

 

No entanto, alguns cuidados simples de se tomar em casa podem ajudar, ou até impedir, que haja uma infestação de insetos. 

 

-Ainda na hora de comprar o produto, certifique-se que a embalagem está íntegra, sem rasgos ou furos no exterior. Caso encontre algum exemplar comprometido, avise a loja! 

 

-Não deixe o saco de pet food encostado na parede, nem apoiado diretamente no chão. Preferencialmente, deixe-o dentro de um armário, ou no interior de outro recipiente. Pode parecer um detalhe simples, mas para um inseto essa é uma barreira muito difícil de transpor. 

 

-Faça as coisas com calma. Seu pet já está servido? Ok, agora, feche a embalagem com atenção para que não haja frestas. Você pode usar uma presilha para sacos de alimento, mas se você costuma alimentar seu pet com um pet food de qualidade, já deve ter reparado que as marcas têm adotado sistemas abre-e-fecha nas embalagens. Dessa forma é muito simples deixar o saco de ração bem fechado, e o produto fresco. 

 

-Por isso, uma boa ideia é de fato deixar o pet food na embalagem original. O design do produto já é pensado para proteger bem cada grão contra luz, calor e umidade, outros fatores que podem prejudicar a nutrição oferecida pelo produto. Caso não queira deixá-lo à vista, coloque-o dentro de outro recipiente com tampa, em um ambiente arejado. 

 

Não exagere. Mesmo que você queira muito agradar seu pet, não ofereça mais do que a quantia que ele está acostumado a comer. Sobras na tigela de ração também podem atrair insetos e outros animais que causam problemas, como ratos. Essas sobras, por sua vez, ficam umedecidas, e por isso, não podem voltar à embalagem. Não tem jeito: se sobrou, precisa jogar fora, e não gostamos de desperdício, certo? Também vale a pena lavar a tigela depois da alimentação. 

 

-Mantenha o chão livre de sobras ou pequenos fragmentos de ração. É possível que o problema não esteja vindo do pet food, mas do chão da sua casa

Evite estocar. Quanto mais tempo uma embalagem de ração estiver parada, maior a chance de algum acidente acontecer, e uma pequena fissura surgir, possibilitando a entrada de insetos. 

 

Veja Também