Akita: protetor, companheiro e de personalidade.

Com carinha de bicho de pelúcia e corpo de atleta, o Akita é o cão de origem japonesa mais conhecido deste planeta. Criado a partir dos “Matagi-inu” – cachorros que eram exímios caçadores de ursos, javalis e veados – ele se transformou em um pet adorado mundo afora e ganhou os corações e lares humanos.

A raça é tão venerada pelos japoneses que, em 1931, o Akita entrou para o rol dos tesouros naturais do Japão. O “exemplar” mais famoso da linhagem é o cão Haichiko, que esperava por seu tutor todos os dias na estação de trem, cuja história até virou filme em Hollywood.

Características físicas

Por se tratar de um cão que descende de animais de caça e combate, o Akita é um cachorro encorpado e de ossatura pesada. Seu corpo é mais longo do que alto e sua pelagem possui duas camadas densas que o protegem e oferecem isolamento da água e da neve – é, praticamente, um cachorro impermeável à prova de frio.

A raça possui inúmeras variações de cores (do branco ao tigrado), com um aspecto claro e brilhante, sendo que os subpelos podem apresentar uma tonalidade diferente da camada exterior de pelos.

Exercícios físicos e mentais devem fazer parte da rotina diária do Akita. Inclusive, visitas regulares a parques e praças, onde ele possa usufruir de uma área grande e segura para se movimentar e correr são mais que recomendadas. Mas lembre-se: ele é um cão feito para o frio, então evite sair com seu Akita nos períodos quentes do dia.

Mesmo com toda essa bagagem e características rústicas, a raça é uma das melhores opções para viver dentro de casa. Os Akitas são muito limpos e de fácil manutenção, tanto que até são comparados com gatos no quesito limpeza e ausência de odor.

Temperamento e personalidade

Por trás do corpo robusto e postura de valente, existe um cão muito esperto e inteligente. É um excelente companheiro e autêntico cão de guarda que preza pela proteção dos membros da família e da casa. Por conta disso, costuma apresentar uma atitude de dominância, o que faz com que ele estranhe pessoas novas ou outros pets que adentrarem seu território.

No mais, é um cão ousado, perseverante e independente, que possui uma certa fama de teimoso. Ou seja, se ele se recusar a realizar algum comando como “ficar” ou “sentar”, não é porque ele não está te entendendo, mas simplesmente porque ele não está a fim ou quer tirar uma com a sua cara. Ou seja, sua personalidade é tão forte quanto seus ossos.

Contudo, como já dizia o título do filme, o Akita estará sempre ao seu lado e, se você está à procura de um fiel escudeiro, ele é o cão!

 

Paula Soncela
Veja Também