Portal Melhores Amigos | Acredite: ler para os pets só traz benefícios
1930
single,single-post,postid-1930,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Acredite: ler para os pets só traz benefícios

amizade gato e garoto

18 ago Acredite: ler para os pets só traz benefícios

Animais de estimação podem ser fantásticos ouvintes. E eles também parecem gostar que humanos leiam para eles. É o que fazem os voluntários do Centro de Resgate de Animais Santa Paula (SPARC, sigla em inglês), de Santa Paula, Califórnia, nos Estados Unidos. A ONG criou o programa “lendo para animais” no último mês de novembro, que permite que os bichos passem momentos agradáveis ouvindo histórias contadas por jovens.

lendoparaospets

O programa funciona do seguinte modo: crianças e adolescentes vão ao abrigo após a escola ler por alguns minutos ou horas para cães e gatos abandonados. Muitos destes “pequeninos funcionários” não têm pets em casa, e assim, conseguem ter contato com os bichinhos. Além disso, podem treinar para falar em público. Mas são os animais os verdadeiros beneficiados. Muitos deles chegam ao SPARC agressivos ou com medo do contato com humanos, por terem sofrido e apanhado enquanto perambulavam pelas ruas. Ouvindo as leituras, estes cães e gatos diminuem seus níveis de estresse e acabam perdendo ou diminuindo o medo das pessoas, o que torna mais fácil o processo de adoção.

A idade dos voluntários também não foi escolhida de caso pensado. Mas, muitos possíveis tutores não adotam animais por medo de que eles sejam agressivos com seus filhos. Entretanto, os pets ao ouvirem as leituras regularmente, se acostumam com a presença das crianças, o que ajuda em seu processo de socialização.

O SPARC começou a ser criado em 2011 sob o lema “no kill” (“sem morte”, em tradução livre), o que significa que o abrigo nasceu com a proposta de não fazer eutanásia por motivos de superlotação. Isto só acontece quando os cães e gatos estão sofrendo e em estado terminal.

Se inspirou pela história? Compartilhe com os amigos!

 

Por Caio Ramos
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.