Portal Melhores Amigos | Abissínio, uma das raças de gato mais ativas e inteligentes
Eles são a cara das pinturas e esculturas dos gatos egípcios da Antiguidade, esbanjando elegância em seus corpos musculosos, pescoçudos e orelhudos, com o visual mais chique possível.
1543
single,single-post,postid-1543,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Abissínio, uma das raças de gato mais ativas e inteligentes

Abissínio gato raça

10 mai Abissínio, uma das raças de gato mais ativas e inteligentes

Primeiramente, não confunda Abissínio (raça de felinos domésticos) com absinto (bebida feita de anis que contém um zilhão de teor alcoólico). Como veremos a seguir, os abissínios são gatos muito especiais e cheios de peculiaridades interessantes.

História

Segundo estudos recentes de geneticistas, a hipótese mais plausível sobre a origem destes animais afirma que eles vieram de regiões costeiras do Oceano Índico e do sudeste da Ásia. Consta que, no ano de 1868, a raça foi levada para a Grã-Bretanha pelo general Robert Napier, que comandou a expedição britânica na Abissínia – antigo Império Etíope localizado na região da Etiópia e Eritreia.

Para quem gosta de uma viagem no tempo, vale planejar uma visita ao primeiro exemplar de Abissínio identificado na história, que está exposto no Museu Zoológico de Leiden, na Holanda.

Características físicas

Eles são a cara das pinturas e esculturas dos gatos egípcios da Antiguidade, esbanjando elegância em seus corpos musculosos, pescoçudos e orelhudos, com o visual mais chique possível.

Apesar de serem felinos domésticos, os abissínios preservaram suas características selvagens e se assemelham muito a uma mistura de suçuarana com o lince-do-deserto, porém, numa versão menor, mais caseira.

Possui uma pelagem densa e curta que pode vir nas tonalidades vermelhas, marrons e azuis, sempre com a barriga mais clara.

Temperamento e personalidade

A frase mais célebre – e verídica – sobre um Abissínio é que ele é a versão felina do Border Collie em termos de esperteza e inteligência. Portanto, este não é um gato que vai ficar horas deitado no seu colo pedindo afago, mas sim um verdadeiro atleta que vai exigir de seus tutores muitos momentos de brincadeira e caça a objetos não identificados.

Além de toda sua sagacidade, é um bichano muito autoconfiante e extremamente curioso – pegue a curiosidade inerente dos gatos e eleve à enésima potência. É uma raça que adora xeretar, pular e escalar as coisas – portanto, não se espante se você chegar em casa e seu lindo gatinho estiver na sanca do teto da sala.

Se você oferecer todas as aventuras que um Abissínio precisa para viver bem no dia a dia, ele vai te amar incondicionalmente. E o mais incrível é que, apesar de ser um animalzinho todo elétrico, ele costuma ser bastante sociável e se dar bem com outros pets.

Principais cuidados

Cuidar de um Abissínio é como cuidar de qualquer outro gatinho de pelagem curta – uma escovada semanal está de bom tamanho. Como é um gato ativo e alpinista, recomenda-se aparar suas unhas a cada duas semanas – caso você queira preservar a aparência de seus móveis.

E lembre-se que para fazer um Abissínio feliz, prover atividades diárias e brincadeiras interativas é tão importante quanto fornecer comida, carinho e água fresca.

 

 

Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.