Portal Melhores Amigos | A importância de banho em canários
4880
single,single-post,postid-4880,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

A importância de banho em canários

13_Abril

30 mar A importância de banho em canários

Os pássaros na natureza costumam tomar banho diariamente. A higienização é muito importante para a saúde das penas e da pele. Qualquer dono de canário já deve ter observado que o animal adora água, e isso é proposital, um instinto de sobrevivência. Para manter a saúde do seu animal, é imprescindível que o tutor ofereça tudo o que for necessário para a higienização.

 

Para entender a importância do banho, é preciso entender primeiro a importância das penas. De acordo com Otávio Machado Barbosa, médico veterinário e diretor técnico do departamento veterinário da Federação Ornitológica do Brasil, as penas são uma estrutura epidérmica, formadas por proteínas fibrosas (queratina). “Toda essa estrutura prepara o animal não somente para o voo, mas também tem a função de proteção contra choques mecânicos, termorregulação e, em algumas espécies, também são um atrativo sexual para reprodução e incubação”, explica.

 

O banho diário proporciona impermeabilidade, brilho e proteção das penas. Portanto, a periodicidade deve ser seguida mesmo no inverno, pois além de impermeabilizar, os banhos limpam as penas de sujidades, escamações e auxiliam na retirada de ectoparasitas (parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro).

 

Como preparar o banho do seu canário

 

De acordo com Barbosa, a frequência de banho dos canários deve ser de, no mínimo, uma vez por semana. “Todas as vezes que uma ave entra na água ou toma um banho, ela impermeabiliza novamente as penas com uma secreção produzida pela glândula uropigial, e isso garante a manutenção da saúde das penas, além de proporcionar brilho e aspecto saudável”.

 

Ao determinar a frequência e rotina do banho do seu canário, é preciso colocar uma banheira com água limpa para a higienização. “Como as aves têm o hábito de beber a água antes do banho, a água limpa é imprescindível neste processo”, acrescenta o veterinário.

 

Além da água limpa para a higienização, após o banho, a banheira deve ser retirada imediatamente do contato com a ave. “Isso garante que ela não beba a água suja após o banho. A rotina é simples, e pode garantir a saúde do animal, proporcionando muito mais qualidade de vida”, conclui

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.