Portal Melhores Amigos | A exuberante Arara Vermelha de Asas Verdes
1985
single,single-post,postid-1985,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

A exuberante Arara Vermelha de Asas Verdes

arara-vermelha-asa-verde

30 ago A exuberante Arara Vermelha de Asas Verdes

A bela Arara Vermelha de Asas Verdes encanta com tanta exuberância. Observá-la é deparar-se com um festival de cores vivas e harmônicas entre si: a plumagem é vermelha na cabeça, pescoço e rabo. O rosto é branco e as asas têm camadas de verde e azul. Thiago Rodrigo Salvador, médico veterinário da Estação Zoo, destaca algumas curiosidades sobre essa arara.

A espécie, como algumas outras da família dos psitacídeos, vive bastante tempo. No caso das Araras Vermelhas de Asas Verdes, o tempo de vida pode chegar a 60 anos. Elas medem cerca de 60 cm e são monogâmicas. Uma vez formado o casal, ele vive para sempre junto.

Normalmente o macho é um pouco maior e não apresenta muita diferença na coloração. Para diferenciar entre macho e fêmea, é preciso fazer exames.

A ave tem a mata como habitat natural. É encontrada na Amazônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, interior do Paraná e em alguns países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia e norte da Argentina. O tráfico de animais e o desmatamento têm sido bastantes prejudiciais à espécie. Se você pensa em ter uma Arara Vermelha em casa, além de estrutura para cuidar desta linda ave, é muito importante que tudo seja feito legalmente, e isso começa pela escolha do criadouro. Certifique-se de que o estabelecimento tem certificado de regularidade do Ibama. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais tem o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS),para instruir os criadores amadoristas de pássaros a criarem suas aves dentro das normas de instituição. Verifique no site, mas é fundamental observar se a ave tem anilhas indicando sua procedência.

A Arara Vermelha de Asas Verdes é bastante dócil e tem facilidade em imitar a voz dos seres humanos. Ela pode ser criada em casa, mas é preciso cuidar de alguns detalhes, como observa Salvador: “é preciso criá-la em espaços grandes e ter sempre oferta de água fresca à vontade e comida, com ração de boa qualidade e frutas”. Um viveiro para manter a arara deve ter no mínimo 1,20 metros de altura, 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura. Outras recomendações do médico veterinário são: respeitar o fotoperíodo e evitar criar a ave junto com outros animais, especialmente cães e gatos.

 

Por Ana Carolina Barbosa

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.